Análise & Opinião

7 mulheres de destaque no mercado financeiro

4 Minutos de leitura
mulheres na lideranca scaled 7 mulheres de destaque no mercado financeiro

A presença feminina tem aumentado em vários setores da sociedade. Não é à toa que o número de mulheres no mercado financeiro também deu um salto.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Bolsa de Valores de São Paulo, nos últimos 14 anos o número de mulheres que investem na bolsa aumentou mais de 20 vezes.

Apesar de ainda ser a minoria (os homens continua em maior número dentre os investidores), em um mercado majoritariamente masculino, as mulheres também têm se destacado.

Para mostrar a você que o público feminino tem muito a ensinar, neste artigo elencamos 7 mulheres de destaque no mercado financeiro – e também no empreendedorismo e no âmbito da educação financeira. Acompanhe!

1. Luiza Trajano

O grande nome por trás do Magazine Luiza é o de Luiza Helena Trajano, hoje presidente do conselho de administração da empresa. Ela figura entre os maiores exemplos de empreendedorismo no Brasil.

Afinal, foi em suas mãos que a loja – que iniciou pequena em 1957, no interior de São Paulo, passou a ganhar o status de uma das líderes do varejo no Brasil.

O forte crescimento do Magazine Luiza teve início na década de 1990, quando Luiza assumiu o negócio. Mas o sucesso da empresária vem também por outros motivos: ela é igualmente conhecida por adotar políticas de inclusão em suas lojas e incentivar o empreendedorismo feminino.

2. Maria Helena Moraes

Outro exemplo de empreendedorismo feminino vem de Maria Helena Moraes, uma das pessoas mais ricas do Brasil. Ela e seu marido, o falecido Clovis Scripilliti, foram os grandes responsáveis pela expansão da Votorantim no Nordeste do país nas décadas de 1960 e 1970.

Coproprietária da Votorantim S.A., Maria Helena tem um patrimônio líquido de mais de U$2 bilhões. Sua empresa investe em diversos segmentos, como siderurgia, metais, energia, celulose, e no mercado financeiro – por meio do Banco Votorantim (BV).

3. Betina Roxo

Quando falamos sobre mulheres no mercado financeiro, Betina Roxo é um nome de peso. A analista teve sua história contada na Veja SP em uma matéria sobre mulheres que se destacaram com a matemática.

Sua paixão por números a fez se formar em Economia pela Insper. Hoje atua na XP Investimentos como Equity Research, analisando informações sobre empresas, setores, ativos e mercados.

4. Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana

Graduada em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Maria Helena dos Santos Fernandes de Santana trabalhou na Bolsa de Valores de São Paulo entre 1994 e 2006, na área de Projetos Especiais.

Entre 2000 e 2006 foi Superintendente Executivo de Relações Corporativas da bolsa. No cargo, foi responsável pela supervisão das empresas listadas e pelo desenvolvimento do segmento Novo Mercado, que exigia altos padrões de governança corporativa.

Um nome de peso quando falamos em mulheres no mercado financeiro, no currículo de Maria Helena também consta a presidência da Comissão de Valores Mobiliários no Brasil (CVM). Além disso, foi presidente do Comitê Executivo da International Organization of Securities Commissions (IOSCO) entre 2011 e 2012.

Ela também tem seu nome ligado a grandes empresas, pois já atuou como presidente da OI e atualmente faz parte do comitê do Itaú Unibanco. É coordenadora do Fórum de Comitês de Auditoria do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) desde 2017 e faz parte do conselho da Bolsa Espanhola.

5. Cristina Junqueira

Se tem alguém que sabe como se destacar em mercados majoritariamente masculinos, esta pessoa é Cristina Junqueira. Além de ser destaque entres mulheres no mercado financeiro, seu nome está ligado ao segmento de tecnologia.

Isso porque Cristina é cofundadora e vice-presidente do Nubank, hoje conhecido como um dos maiores bancos digitais independentes do mundo. Ela é formada em engenharia e possui MBA em Finanças e Marketing.

6. Ana Laura Magalhães

Na área de educação financeira brasileiro, um dos principais destaques femininos é Ana Laura Magalhães. A jovem digital influencer no mercado financeiro utiliza as redes sociais para conscientizar o público sobre investimentos e ajudar pessoas a investirem melhor.

Formada em Relações Internacionais e mestre em Economia Política, Ana Laura é sócia da XP Investimentos. Seu nome, inclusive, foi citado pela Forbes na lista Under 30 (relação que identifica jovens promissores com até 30 anos de idade).

7. Camila Farani

O nome de Camila Farani ficou mais conhecido entre os brasileiros a partir do programa Shark Tank, do qual fez parte como investidora – ou um dos tubarões. Mas, na verdade, Camila merece destaque entre mulheres no mercado financeiro por outros motivos.

Empreendedora desde 2001, hoje é considerada a maior investidora-anjo no Brasil, sendo a única mulher a receber duas vezes o prêmio de Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards, em 2016 e 2018.

Além disso, é sócia-fundadora da G2 Capital, uma butique de investimentos em startups. Para incentivar mulheres empreendedoras, em 2014, cofundou o grupo Mulheres Investidoras Anjo.

Já entre 2016 e 2018, Camila foi presidente do Gávea Angels, um dos primeiros grupos de investimento anjo do Brasil. Atualmente tem participação como sócia e criadora do Grupo Boxx (alimentação) e Innovaty (educação).

Camila é advogada, possui pós-graduação em Marketing e especializações em Empreendedorismo e Inovação por Stanford e pela Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Concluindo

Como você pode ver, das mais veteranas às mais novas, temos bons exemplos de mulheres no mercado financeiro – que também se destacam no âmbito do empreendedorismo e da educação financeira.

Cada uma delas possui uma história diferente, mas o que queremos destacar é que o público feminino tem se interessado – e se destacado – cada vez mais nestes mercados, que até pouco atrás era praticamente tomado por homens. E a expectativa é que, ano após ano, tenhamos ainda mais nomes femininos de destaque no mercado financeiro.

Esperamos que este artigo tenha conseguido lhe inspirar. E para continuar seu aprendizado, conheça agora as melhores opções de investimentos para este ano. Saiba mais neste artigo.