Geral

Como Um Adolescente Pode Ter Uma Carteira de Investimento

4 Minutos de leitura

Resumo da Live 29/10/2020

Neste artigo, resumimos a transmissão ao vivo do dia 29/10/2020 pelo canal no Youtube da Vai Investir. Em uma conversa descontraída, o jornalista Thiago Goulart e o jovem investidor Dayvid Barros de apenas 14 anos, batem um papo bastante instrutivo sobre investimentos, Carteira de Investimento e educação financeira.

A principal fonte de estudos em educação financeira dos jovens é a internet

O jovem Dayvid começou a estudar educação financeira quase por acaso, já que este tema dificilmente aparece na cultura corrente do dia a dia. Este é, inclusive, um dos maiores impedimentos para que jovens e adultos comecem a investir.

Muitas pessoas jamais ouviram falar sobre investimentos e menos ainda sobre as modalidades e tipos de investimento possíveis para cada carteira. Não é por acaso o crescimento exponencial de conteúdo sobre educação financeira em redes sociais como o youtube e instagram.

Isto se deve ao fato de que as pessoas estão começando a despertar para a educação financeira e estes conteúdos estão suprindo uma carência abundante na sociedade brasileira.

Isto é, os temas da educação financeira só estão começando a surgir verdadeiramente agora no país, e embora o crescimento deste conteúdo na internet seja exponencial, a demanda reprimida é ainda muito maior.

As escolas não falam sobre o dinheiro

Sabemos que o dinheiro é um elemento fundamental da vida prática. Ela está presente, direta ou indiretamente, em quase tudo. O computador ou celular com o qual você está lendo este artigo agora mesmo custou dinheiro. Então por que a educação financeira não aparece nas escolas?

O tema “dinheiro” ainda é um tabu. Para escapar desta limitação, os jovens brasileiros – como o Dayvid – buscam na internet as referências e conteúdo para sua formação financeira.

O primeiro passo para investir é poupar

Parece óbvio que, para investir, é preciso primeiro ter capital. Mas apesar da obviedade do argumento, poucas pessoas são capazes de colocar este raciocínio em prática no dia a dia.

Os jovens investidores precisarão aprender a deixar de lado as gratificações instantâneas do consumismo para criar suas reservas de liquidez. Só assim poderão alocar este dinheiro em algum meio para multiplica-lo. São necessários alguns sacrifícios iniciais para alcançar uma bonança futura.

Mas estes sacrifícios não precisam ser necessariamente penosos. Com o tempo, o hábito de gastar menos do que ganha e usar a inteligência para fazer o dinheiro render pode ser bastante prazeroso. Há uma satisfação subjetiva em criar bons hábitos e acompanhar o próprio progresso.

Investir em renda fixa é uma ótima opção para quem está começando

A renda fixa tem uma margem de risco muito menor, o que tranquiliza investidores de perfil conservador e iniciantes. Enquanto se está no período de estudos sobre o mercado financeiro, esta se torna uma excelente opção para alocar o dinheiro poupado.

Assim, evita-se que o dinheiro desvalorize pela inflação e que você o gaste de forma impulsiva. A rende fixa pode ser, inclusive, a etapa de uma estratégia para saltar para a renda variável. O ideal, segundo especialistas, é que a carteira de investimentos seja diversificada. No entanto, para o jovem que está começando, vale a pena testar e ir aplicando os conceitos que está aprendendo.

Melhor errar com pouco do que com muito

Esta lição é fundamental para o jovem que quer investir. Quando perguntado sobre como lidava com os erros, o entrevistado de apenas 15 anos respondeu que quando se trata de investimentos, é melhor errar logo e perdendo pouco.

No que se refere aos investimentos, o melhor momento para errar é na juventude. Isto por que haverá tempo para recompor o valor perdido. Além disso, alguns erros podem ensinar mais do que muitos acertos. Não é necessário investir muito para começar a aprender e a errar, por isso comece com pouco até ter um domínio mais completo sobre investimentos.

O primeiro investimento a fazer é em conhecimento

Ainda que você já tenho todo o dinheiro de que precisa, se não souber o que fazer com ele, não haverá valor. Até para gastar dinheiro é preciso saber fazer isto da melhor maneira. Por isso, antes de partir para a renda fixa ou variável, invista em estudo e formação pessoal.

Se o domínio da língua inglesa é algo que fará diferença para você investir melhor ou ampliará as suas possibilidades de ação profissional, então invista seu dinheiro em um curso de inglês primeiro. É a capacidade de saber o que fazer com o dinheiro que trará mais retorno financeiro, e esta capacidade pode ser adquirido e treinada.

Qual o melhor investimento?

Para Dayvid, esta pergunta só faz sentido individualmente. É que a resposta para ela está no perfil e nos objetivos de quem vai investir. Alguém que está se planejando para ter uma aposentadoria confortável precisará fazer investimentos bem diferentes de quem está planejando um retorno financeiro de curto prazo para uma viagem.

Por isso é tão importante saber o que se quer e como se quer quando se trata de investimentos financeiros. Para cada necessidade haverá uma estratégia diferente, um tempo de retorno diferente.

 

Gostou deste conteúdo? Você pode assistir a live completa no canal do youtube da Vai Investir ( Como Um Adolescente Pode Iniciar Uma Carteira de Investimento ). Siga-nos nas redes sociais para acompanhar novas análises e notícias sobre o mercado financeiro e educação financeira.

Posts relacionados
Geral

Depósitos recorde em poupança: como sair dessa armadilha?

4 Minutos de leitura
No mês de setembro de 2020, os depósitos em poupança bateram recordes. Cerca de R$ 13,22 bilhões foram aplicados além do que…
Geral

O que é mercado futuro e como funciona?

5 Minutos de leitura
Investir em ativos – como as ações – não é a única possibilidade na bolsa de valores. Há outras alternativas disponíveis, como…
Geral

Conheça o PIX e entenda o novo sistema de pagamentos instantâneos do Brasil

4 Minutos de leitura
Nos últimos tempos, você deve ter ouvido bastante sobre o sistema PIX. Anunciado no começo de 2020 e com implementação prevista para…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *