Educação Financeira

Argila mais valiosa que ouro. Sabia?

1 Minutos de leitura

Seja sal, ouro ou libra, tudo é uma questão de confiança. Na antiga Babilônia um pedaço de argila poderia valer mais do que uma peça de ouro com mesmo peso e mesma medida.

Essa argila era usada para registrar que o portador daquele objeto tinha direito a certa parte de uma produção agrícola. Sim, essas moedas não possuem nenhum valor intrínseco, mas é aquilo que acreditamos.

Isso é valido até hoje. Por exemplo, uma versão mais moderna, não utilizando nota, mas um cartão de plástico que indica o quanto você possui apenas com números que representam seu saldo ou limite no aplicativo do seu celular.

Isso de fato, é verdade se olharmos uma nota de 10 libras, “I promise to pay the bearer on demand the sum of ten pounds” (“Prometo pagar ao portador a soma de dez libras”).

Essa frase está grafada na parte superior da cédula inglesa. E assim surgiu o que conhecemos como dinheiro, promessas de pagamento.

Em outras palavras, nada mais são que títulos de crédito. Crédito que vem do latim creditu que significa “Eu acredito”!

curiosidades-financeiras

Posts relacionados
AçõesEducação Financeira

Entenda o que é risco, volatilidade e o índice VIX

8 Minutos de leitura
É muito comum que alguns investidores mantenham seu foco na rentabilidade ao escolher investimentos. Mas você sabia que existem outros conceitos tão…
Educação Financeira

Como se livrar das dívidas de uma vez por todas? Saiba agora.

9 Minutos de leitura
Um dos primeiros passos para conseguirmos a independência financeira e segurança futura é se livrar da dívidas e ter o controle do…
Análise & OpiniãoEducação FinanceiraSeguros e Previdência

Planejamento patrimonial para aposentados e famílias maduras

1 Minutos de leitura
O que acontece quando os filhos crescem e não dependem mais dos pais? O planejamento patrimonial para famílias maduras e aposentados pode…