Investimentos

Investimentos

Como lucrar fazendo trading de commodities?

Por
Virgilio Lage

Muitas pessoas buscam o mercado financeiro com o viés especulativo —por exemplo, para fazer trading de commodities. Afinal, ter a possibilidade de multiplicar o capital no curto ou curtíssimo prazo é uma das vantagens que a bolsa de valores pode proporcionar.

Porém, o êxito na especulação costuma demandar conhecimento, estratégias e as escolhas corretas. Isso porque existem inúmeras alternativas disponíveis para fazê-la. Assim, vale a pena se aprofundar mais sobre o assunto para tomar melhores decisões em seus trades.

Quer aumentar seus conhecimentos? Então veja o que são commodities e como lucrar fazendo trading com elas. Boa leitura!

O que são commodities?

Em português, a expressão commodities significa “mercadorias”. Ela é usada para designar produtos considerados matérias-primas. Ou seja, aqueles que possuem pouco grau de industrialização e podem ser produzidos e estocados em grande escala e sem a perda de qualidade.

Outras características associadas às commodities são:

  • importância para o mercado mundial;
  • alto nível de comercialização;
  • sem diferenciação de marca;
  • qualidade e traços uniformes;

Ademais, as bolsas de valores costumam classificar as commodities em diferentes grupos. São 4 principais:

  • agrícolas: soja, milho, café, algodão, boi gordo, trigo, entre outros;
  • ambientais: água, madeira, energia elétrica, crédito de carbono e mais;
  • minerais: petróleo, etanol, gás natural, ouro e outros minérios;
  • financeiras: índices como o Ibovespa, moedas (dólar, euro, entre outras), títulos da dívida pública (Tesouro Direto), etc.

O que é trader?

Também proveniente do idioma inglês, o termo trader significa “mercador” ou “negociador”. A expressão é utilizada para denominar aquele que realiza operações visando lucro de curto ou curtíssimo prazo — o especulador de mercado.

Para tanto, as operações do trader são pautadas nas movimentações dos preços. A proposta é tentar comprar por um preço baixo e vender por um preço alto ou vender um ativo e recomprar mais barato. Assim, é possível encontrar oportunidades para lucrar tanto quando a bolsa está em alta quanto nos momentos de baixa.

É importante, ainda, não confundir o termo “trader” com as palavras “trade” ou “trading”, pois essas últimas referem-se às operações especulativas em si. Logo, um trader tende a realizar uma série de trades ou tradings em busca de lucros rápido no mercado.

Ademais, existem diferentes estratégias para a realização de trading na bolsa de valores. As mais conhecidas são:

  • day trade: são as operações iniciadas e encerradas no mesmo dia;
  • swing trade: dizem respeito às operações que duram dias ou poucas semanas;
  • position: refere-se a operações especulativas mais espaçadas, que podem durar meses.

Como funcionam as operações de trading com commodities no mercado?

Depois de conferir o significado de commodities e trader, chegou o momento de aprender como funcionam as operações de trading com commodities no mercado.

Ainda que existam diferentes maneiras de expor seu capital às commodities, quem é trader geralmente realiza suas operações no mercado futuro e no mercado de opções. Saiba mais sobre cada um deles!

Mercado futuro

No mercado futuro é possível negociar as expectativas de preços sobre uma commodity em uma data posterior. Posicionam-se na compra os operadores que acreditam na valorização da commodity no futuro. Na ponta vendedora estarão posicionados aqueles que acreditam na sua queda.

As posições dos participantes são ajustadas diariamente, conforme uma média ponderada que se embasa nas negociações do dia. De acordo com a posição assumida e o preço do ajuste diário, haverá o crédito ou o débito da conta do operador.

As posições podem ser montadas e desmontadas a qualquer momento, permitindo que o trader aproveite diversas janelas de negociações para lucrar. Ademais, como a liquidação costuma ser apenas financeira, não é necessário que o participante detenha a commodity para negociá-la.

As commodities mais negociadas no mercado futuro são as financeiras, como contratos futuros do Índice Bovespa e contratos futuros de dólar. No entanto, também se pode negociar futuros de milho, café, petróleo entre outros.

Mercado de opções

O mercado de opções também é um ambiente que visa negociações para data futura. Porém, no seu caso, é negociado o direito de comprar ou vender um ativo, por um preço específico (chamado de strike), em data posterior.

Quem adquire a opção de compra (call) ou de venda (put) garantirá o direito de comprar ou vender o ativo pelo preço combinado na data de vencimento do contrato. Para tanto, ele paga ao vendedor da opção uma espécie de sinal — conhecido como prêmio.

Por sua vez, o vendedor estará obrigado a cumprir o que foi contratado se o titular da opção a exercer. Agora, caso o adquirente da opção não exerça seu direito, ele deixará de existir — fazendo com que a opção “vire pó”.

No caso das opções, as mais negociadas no mercado brasileiro estão lastreadas em ações. Portanto, o especulador consegue se expor às commodities nesse mercado comprando opções de ações de empresas ligadas a ele. Por exemplo, papéis de mineradoras, frigoríficos, petroleiras, entre outras.

Como lucrar fazendo trading de commodities?

Sabendo, agora, os meios mais utilizados por traders para fazer trading com commodities, talvez você queira descobrir como lucrar com elas.

O passo inicial para qualquer pessoa que tenha a intenção de lucrar como trader é avaliar seu perfil de investidor e seus objetivos. A especulação possui riscos que, embora possam ser controlados, podem fazer você perder dinheiro.

O próximo passo será estudar estratégias e meios de entender as movimentações do mercado e dos ativos ou derivativos que serão operados. Nesse sentido, é bastante comum o uso da chamada análise técnica.

Ela consiste na leitura do mercado por meio de gráficos e indicadores técnicos. Como o mercado repete ciclos e padrões gráficos, sabendo fazer esse tipo de leitura, o trader consegue projetar movimentos e se antecipar a eles, aumentando suas chances de ser lucrativo.

Geralmente, essas ferramentas podem ser acessadas por meio das plataformas trader. Trata-se de softwares desenvolvidos especialmente para atender às necessidades de um especulador. Então, busque no mercado a ferramenta que forneça suporte completo para os seus tradings.

Como você viu, na bolsa de valores é possível fazer trading de commodities e buscar lucros imediatos. No entanto, não deixe de estudar e traçar estratégias para saber os momentos mais apropriados de abrir e encerrar suas operações e controlar os seus riscos.

Gostou deste conteúdo e quer aumentar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro? Confira nossos cursos!