Economia com Você

Desafios ao governo

1 Minutos de leitura

Em recente palestra, estrategista-chefe da BTG Pactual, João Scandiuzzi, faz um mapeamento dos desafios brasileiros.

Um dos enormes desafios a serem enfrentados pelo governo será a questão do déficit fiscal. Com os cofres públicos no vermelho, o governo federal perdeu seu potencial de investimento. Se por um lado, os recursos financeiros do Estado estão escassos; por outro, abre-as uma janela de oportunidades para novas parcerias com o setor privado.

Oportunidades para o setor privado

Em palestra realizada pela Valor Investimentos, João Scandiuzzi afirmou que o “novo governo terá de chamar o setor privado para o jogo, já que não tem espaço para aumentar investimentos de maneira significativa”. Acrescentou ainda que a aliança deverá balizar-se no sentido de garantir regras estáveis, passando por uma profissionalização das agências reguladoras.

O desenho regulatório é outro ponto relevante destacado por Scandiuzzi para promover uma competição saudável. Salientou ainda que “é necessário arrumar o déficit fiscal para dar previsibilidade de solvência da dívida pública e retomada de crescimento, já que o país passou pela pior recessão da história”.

“Recuperar a confiança de consumidores e empresários é fundamental para retomar o crescimento que precisamos”, concluiu.

Cenário internacional

Dentro do mapeamento dos desafios, a economia brasileira é medianamente vulnerável e têm pontos positivos no cenário internacional, ou seja, reservas muito grandes e baixa dívida externa.

“No momento em que o mercado está muito mais leve tecnicamente, começar a ter menos medo do futuro pode dar espaço a uma grande reprecificação de ativos”, afirmou o estrategista-chefe da BTG Pactual.

 

 


Posts relacionados
Economia com Você

Boletim Focus do Banco Central: descubra por que e como acompanhá-lo!

4 Minutos de leitura
Se você já investe no mercado financeiro deve saber que é importante, antes de realizar seus aportes, conhecer seu perfil de investidor…
Economia com Você

IGP-M: o que é e para que serve o Índice Geral de Preços do Mercado?

3 Minutos de leitura
O IGP-M é um índice econômico muito importante que, além de afetar o seu custo de vida, pode impactar diretamente os seus…
Economia com VocêSelic

Relação entre Taxa Selic e Inflação (IPCA)

5 Minutos de leitura
Todos os dias, é possível ouvir nos noticiários sobre os índices e taxas percentuais que incidem na economia brasileira, como a Taxa…

Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email: