Análise e Opinião

Análise e Opinião

Filhos da Hiperinflação | Hyperinflation kids

Por
Pedro Lang

Essa semana, andando de carro, ouvi pela primeira vez uma música da banda “Cold War Kids” e, apesar de não ter gostado do que eu ouvi, achei muito criativo o nome. Isso me fez refletir sobre os reflexos que as guerras têm no comportamento dos países e pessoas. A música, a economia e as pessoas foram completamente transformadas pós conflitos.

Traçando um paralelo com a economia brasileira da década de 90, um período marcado por um descontrole completo do nível de preços, e os efeitos nas gerações que se passaram, percebe-se um padrão. Os brasileiros que viveram durante essa época adquiriram hábitos que estão enraizados até hoje, como a compra do mês, investimentos em imóveis e preferência por alta liquidez nos investimentos financeiros.

Com o Plano Real e a estabilidade da moeda, o Brasil pavimentou o caminho para o crescimento sustentável. Entretanto, ainda convivemos com altas taxas de inflação que são normais em países em desenvolvimento. Estamos habituados com a inflação e me arrisco a dizer que somos um centro de testes para todos os tipos de políticas de controle de preços. O brasileiro sempre viveu no modo hard.

Por outro lado, os países desenvolvidos não sabem o que é sofrer com o descontrole de preços a décadas. Apenas nos últimos 12 meses a inflação americana já está em mais de 8% no acumulado, uma realidade muito distante para a maioria dos Millennials que agora sabem o quão desafiador é ter o poder de compra corroído.

Esse cenário desafiador para a economia mundial não é novidade para nós, sabemos a receita do bolo para nos sairmos bem nesse desafio, agora é colocar em prática. Que não cometamos os erros do passado e possamos sair ainda mais fortes desse turbilhão.

 

Este artigo tem como objetivo democratizar o acesso à educação financeira via Pedro Lang, especialista em renda variável da Valor Investimentos. Para entrar em contato, inscreva-se no formulário abaixo.

Deixe um comentário