Análise & Opinião

Melhor investimento para o servidor público

7 Minutos de leitura
office g9db53f7bd 1280 Melhor investimento para o servidor público

Nos últimos anos, o brasileiro, em geral, tem se interessado mais por educação financeira e investimentos. Dados da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) mostram que, o número de investidores bateu a marca dos 3,8 milhões, cujo valor em custódia é de R$ 545 bilhões, ou seja, alta de 55% na comparação entre os primeiros seis meses de 2021 e 2020.

Assim, o número de contas cadastradas na B3 aumentou significativamente no último ano, mesmo com a crise. Para o servidor público, poupar passou a ser ainda mais necessário, visto a aprovação da reforma da previdência e a proposta em discussão da reforma administrativa, que coloca em xeque, entre outros benefícios, a estabilidade do funcionalismo público.

Portanto, se você, servidor público, ainda não tinha esse hábito, agora é um bom momento para considerar investir. Sem dúvida, uma das perguntas mais ouvidas por assessores de investimentos é sobre qual o melhor tipo de investimento para aplicação de recursos. Daí, outra indagação: afinal, existe um melhor investimento?

Sim, existe “o” melhor investimento, mas ele depende de algumas definições que o próprio investidor deve fazer. Antes de começar a investir, é necessário estabelecer duas situações:

1. Seus objetivos;

2. Seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado). Após essa etapa, deve-se conhecer os tipos de investimentos em renda fixa e renda variável.

Leia também | Renda fixa ou renda variável: o que escolher?

Não se preocupe! Para investir você não precisar ser especialista. Uma assessoria de investimentos pode te ajudar a traduzir e entender o mercado.

Caso os seus projetos sejam de curto prazo, o melhor investimento será atrelado à Selic (taxa básica de juros da economia). Agora, se tiver perfil e horizonte longo para deixar o dinheiro investido, a melhor escolha pode ser por produtos da renda variável (ações, fundos imobiliários e ETFs).

Veja maisCopom eleva a Selic para 6,25%. Como ficam os investimentos?

Todo portfólio de investimento deve conter essencialmente 3 pilares:

investimento servidor publico Melhor investimento para o servidor público

1. Reserva de Emergência – O dinheiro para fácil resgate e sem risco (substituto da poupança ou aplicação automática);

2. Fundo de reserva – Recursos para os objetivos de médio prazo (1 a 3 anos), como a troca de um carro ou reforma do imóvel;

3. Liberdade financeira – Investimentos voltados para o longo prazo. Esse será o pilar mais importante, pois conterá os recursos para proporcionar uma aposentadoria financeira mais confortável.

Devido a estabilidade e segurança que os servidores públicos possuem, os investimentos, por muitas vezes, acabaram ficando de lado, alocados na poupança ou em produtos com baixo retorno. Agora, após as mudanças na previdência e o amplo acesso à informação, o tema ficou em voga.

A geração anterior de servidores públicos não se interessava em fazer uma reserva tão alta pela garantia de renda após a aposentadoria. No entanto, após a aprovação da reforma em 2019, o funcionário público de alto escalão, que ganha de 20 a 30 mil reais por mês, quando aposentar, irá receber apenas o teto do INSS, ou seja, algo em torno de 5 a 6 mil reais por mês.

Perceber o risco atrelado em aposentar apenas com a previdência pública, eleva ainda mais a necessidade de buscar por investimentos que preservem o capital ao longo dos anos e proporcionem mais segurança para você e sua família.

Os novos ingressantes no serviço público tendem a investir em previdência privada e em um portfólio de investimentos para manter o padrão de consumo após a aposentadoria.

Com a subida dos juros e inflação, hoje é possível encontrar investimentos conservadores com retornos próximos a 1% ao mês (12% ao ano). Sendo assim, não é preciso atribuir muito risco para conseguir bons retornos.

Caso queira fazer uma simulação ou entender mais, conte com os nossos serviços de assessoria especializada. Será um prazer conversar e também te auxiliar, assim como estamos fazendo com diversos clientes do serviço público.

×
Aprenda a Investir

Como investir 100 mil reais? Descubra!