Notícias

Notícias

moedas: Dólar fortalece alta, com alertas sobre iminência de invasão russa na Ucrânia

Por
Estadão Conteúdos

O dólar se fortaleceu ante rivais nesta segunda-feira, 14, à medida que aumentam as tensões na região da Ucrânia e as especulações sobre a iminência do conflito. No radar das mesas de operação, também seguem as especulações sobre ritmo de aperto monetário do Federal Reserve (Fed) e Banco Central Europeu (BCE).

O índice DXY, que mede o dólar ante seis rivais, subiu 0,30%, a 96,374 pontos. No fim da tarde em Nova York, o euro caía a US$ 1,1301 e a libra, a US$ 1,3525, enquanto o dólar subia a 115,58 ienes.

Em relatório, a Western Union destaca que a situação na região da Ucrânia tem dominado os holofotes do mercado no momento. Hoje, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse ter sido avisado de que a Rússia irá o país na próxima quarta-feira, 16. O Pentágono, por sua vez, não precisou nenhuma data, mas afirmou que um ataque poderia acontecer nos próximos dias. “Essa crise representa uma fonte significativa de incerteza e risco negativo para o euro, dada a dependência da Europa no petróleo russo”, disse o analista da consultoria, Joe Manimbo. Qualquer sinal de que a crise na região encontrou uma solução diplomática poderia ajudar o euro a retomar sua alta inspirada pelo BCE, afirma.

O rublo russo, por sua vez, subiu ante o dólar. Analista de câmbio do Commerzbank, Tatha Ghose avalia que a perspectiva para a divisa russa dependerá do impacto das possíveis sanções do Ocidente sobre o país. “Quaisquer sanções que venham provavelmente irão enfraquecer significativamente a taxa de câmbio do rublo, o que, por sua vez, atrairá um ciclo de aperto draconiano do Banco Central da Rússia, dobrando o impacto de curto prazo na economia “, disse.

Entre as emergentes, a lira turca se enfraqueceu ante a divisa americana. Operadores aguardam a decisão do Banco Central da Turquia, na próxima quinta-feira, com expectativas de que a taxa básica de juros seja mantida no nível de 14%, avalia a Unicredit. No horário citado, o dólar subia a 13,5911 liras turcas, de 13,5185 no fim da tarde de sexta-feira.

*Com informações da Dow Jones Newswires