Notícias

Notícias

Nutrien diz estar bem posicionada para crescer significativamente em 2022

Por
Estadão Conteúdos

A companhia canadense de fertilizantes Nutrien disse, na quarta-feira, 16, que tem perspectivas muito fortes para os mercados globais de agricultura e insumos agrícolas. “Estamos bem posicionados para oferecer um crescimento significativo nos lucros e no fluxo de caixa livre em 2022.”

Nos EUA, os preços do milho e da soja continuam fortes, após um segundo ano consecutivo de aplicação de fertilizantes no outono, disse a empresa. A companhia espera que a área total plantada das principais culturas seja semelhante aos níveis de 2021.

Já para o Brasil, os preços do milho e da soja também estão fortes, com margens prospectivas de safra bem acima da média de 10 anos, de acordo com a Nutrien. As condições de seca nas principais regiões de cultivo afetaram os rendimentos, mas a empresa espera que a forte economia agrícola dê apoio à área total plantada e à demanda por insumos em 2022.

Em relação aos fertilizantes, a Nutrien afirmou que inundações em minas de concorrentes, atrasos em novos projetos e incertezas em torno das sanções impostas à Bielorrússia pelos EUA e Europa impulsionaram os preços globais de potássio no ano anterior.

“Acreditamos que muitos desses problemas de fornecimento continuarão em 2022, incluindo restrições adicionais impostas ao potássio da Bielorrússia transportado pela Lituânia”, disse a empresa.

A companhia estima embarques globais em uma faixa de 68 a 71 milhões de toneladas neste ano e disse que espera volumes recordes de vendas de potássio entre 13,7 e 14,3 milhões de toneladas.

Quanto ao preço do nitrogênio, a Nutrien afirmou que os ganhos foram apoiados pela forte demanda, aumento dos custos de energia na Europa, restrições governamentais e riscos geopolíticos nos principais mercados de exportação. “Os preços globais da ureia diminuíram no início de 2022 durante um período sazonalmente lento, no entanto, os preços da amônia e dos nitratos continuam a se fortalecer devido às restrições do lado da oferta.”

A Nutrien disse que espera aumentar os volumes de vendas de nitrogênio para 10,8 a 11,3 milhões de toneladas este ano.