Análise & OpiniãoEducação FinanceiraSeguros e Previdência

Planejamento patrimonial para aposentados e famílias maduras

1 Minutos de leitura

O que acontece quando os filhos crescem e não dependem mais dos pais? O planejamento patrimonial para famílias maduras e aposentados pode trazer à tona uma série de questões, incluindo a dinâmica e a harmonia familiar. Uma das conversas mais difíceis é sobre a distribuição justa ou igualitária de ativos.

Antes de começar a colocar um plano em prática, sempre incentivamos uma conversa aberta e uma reunião familiar entre pais e filhos para fornecer o exato contexto por trás das decisões e, portanto, minimizar as surpresas, fornecendo uma oportunidade para expressarem suas preocupações.

  1. Faça uma lista com todos seus ativos e suas responsabilidades.

 

  1. Fique atento, também, se existe a necessidade de alguma reserva de emergência para a família, enquanto o patrimônio ficará bloqueado em um processo de inventário, por exemplo.

 

  1. Defina as pessoas que irão executar o processo, fornece instruções específicas para distribuição de ativos.

 

  1. Sempre escolha 2 pessoas qualificadas para cada posição e comunique suas intenções a elas para garantir que assumem a responsabilidade.

 

É preciso ter consciência que todo esse processo tem um custo, sendo eles:

  • ITCMD (Imposto de transmissão causa mortis e doação);
  •  Advogados;
  •  Cartórios.

Sendo responsabilidade em caso de herança dos herdeiros ou legatários. No caso de doação em vida pode ser tanto o doador como o donatário.

Depois de determinar o valor dos impostos, sucessões, dívidas, despesas finais e presentes necessários, analise sua cobertura de seguro de vida para ver se ela atende às suas necessidades ou se há alguma deficiência.

Reunimos as informações em infográfico para poder ajudá-lo a começar no planejamento. Sabemos que esta pode ser uma conversa difícil, por isso estamos aqui para ajudar e fornecer orientação.

 planejamento patrimonial

 

planejamento patrimonial

Lorenna Anequim – Head Planejamento Patrimonial

Posts relacionados
Análise & OpiniãoSelic

Copom eleva a Selic para 4,25%. Como ficam os investimentos?

10 Minutos de leitura
O Copom (Comitê de Política Monetária) voltou a elevar a taxa Selic (juros básicos) pela terceira vez consecutiva em 0,75 ponto percentual,…
Análise & Opinião

Cash Back Federal

2 Minutos de leitura
Por Pablo Alencar* Vivemos em um país onde o trade off em relação aos impostos e qualidade do serviço público passam longe da satisfação…
Educação Financeira

Como investir 100 mil reais? Descubra!

5 Minutos de leitura
Quem tem 100 mil reais e quer fazer alocações no mercado financeiro costuma se perguntar como investir esse valor. Entender como tomar…