Educação Financeira

As primeiras ações negociadas nos Estados Unidos

1 Minutos de leitura

As primeiras ações negociadas nos Estados Unidos ocorreram em 1791, emitidas por dois bancos: Banco de Nova York e Banco dos Estados Unidos. Os seus lançamentos foram um sucesso, mas colapsaram um ano depois, quando William Duet tentou manipular o mercado, causando um pequeno crash.

Depois disso, a pretexto de maior transparência nas negociações, surgiu a New York Stock Exchange, em 17 de maio de 1972. Joseph David, um dos especialistas em corporações da época, afirmou que o investimento em ações estava se tornando popular.

No século 18 havia mais de 300 empresas listadas, das quais dois terços eram ligadas a transportes via cais, canais, estradas e portos. No entanto, a maior parte dos negócios ficava para os bancos e empresas de seguro.

Em 1825, a primeira empresa não-financeira entrou no mercado: a Canal Delaware.

Cinco anos depois, Mohawk e Hudson foram listadas e durantes os 50 anos seguintes as estradas de ferro foram os principais negócios na Bolsa Americana.

Posts relacionados
Educação Financeira

Como investir 100 mil reais? Descubra!

4 Minutos de leitura
Quem tem 100 mil reais e quer fazer alocações no mercado financeiro costuma se perguntar como investir esse valor. Entender como tomar…
Educação FinanceiraRenda Variável

Criptomoedas: o que são, como funcionam e como investir?

5 Minutos de leitura
Muitos investidores já ouviram falar da possibilidade de investir em criptomoedas, mas não sabem como esse mercado funciona. Com a ascensão dos…
Educação FinanceiraSelic

Relação entre Taxa Selic e Inflação (IPCA)

5 Minutos de leitura
Todos os dias, é possível ouvir nos noticiários sobre os índices e taxas percentuais que incidem na economia brasileira, como a Taxa…