Imposto de Renda

Restituição do Imposto de Renda 2021: saiba as datas de cada lote

2 Minutos de leitura

Já está disponível o calendário de restituição imposto de renda 2021. Nele, é possível conferir a data em que cada lote será pago aos contribuintes e quais critérios são considerados para entrar em cada um deles.

Diferentemente dos anos anteriores, os lotes foram separados em cinco partes, que serão pagos até setembro. A medida segue os moldes de 2020, no qual os pagamentos também iniciaram no mês de maio, mesmo antes do prazo final para envio da declaração do IR. Essa foi uma exceção, uma vez que o período de declarações foi estendido devido à pandemia.

A restituição do imposto de renda segue uma linha específica de pagamento: quanto antes for entregue a declaração, antes o contribuinte receberá. Além disso, vale destacar que os últimos lotes da restituição de imposto de renda rendem de acordo com a taxa Selic.

Confira abaixo o calendário completo da restituição IR 2021.

Cronograma para 2021

lote receita federal Restituição do Imposto de Renda 2021: saiba as datas de cada lote

Em qual dos lotes eu me encaixo?

Esta dúvida é frequente. Isso porque não existe uma forma correta de saber em qual mês o benefício irá cair na sua conta. A prioridade para o recebimento é a de que, quanto antes for entregue a declaração de IR, antes o pagamento da restituição será feito.

A exceção é nos primeiros lotes. Neste caso, os fatores levados em consideração são:

  • Pessoas idosas;
  • Pessoas com algum tipo de deficiência, doença ou condição séria.

Quando já atendido esse público, a regra da entrega da declaração passa a valer como critério de recebimento da restituição do IR.

O jeito correto de ficar por dentro de quando irá receber a restituição é realizando uma consulta no próprio site da Receita Federal. Uma semana antes de cada pagamento, eles divulgam quem está na fila para receber o dinheiro.

E como realizar a consulta da restituição de IR?

A consulta dos lotes não fica disponível o tempo todo para visualização. Normalmente, ela só pode ser verificada algumas semanas após a entrega da declaração do imposto de renda, que é feita por meio do site oficial da Receita.

Além disso, a Receita Federal só liberou para conferência uma semana antes do pagamento do lote em questão. Sendo assim, é preciso que você entre no site oficial e verifique se chegou a sua vez de receber a parcela.

Conclusão

Agora você já sabe como acompanhar sua restituição de IR. Lembre-se de ficar atento às datas! Esse é um ótimo momento para investir o dinheiro recebido em alguma ação interessante. Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe e deixe-nos ajudar! 

Posts relacionados
Imposto de Renda

Veja como declarar o Imposto de Renda 2021

3 Minutos de leitura
Os primeiros meses do início do ano são marcados por festas e confraternizações. Dizem que o ano só começa de verdade, a…
Imposto de Renda

Como reduzir o pagamento de IR e potencializar o retorno dos seus investimentos

5 Minutos de leitura
Como reduzir o pagamento de IR e potencializar o retorno dos seus investimentos Publicado por Asafe Cerqueira A Previdência Privada, por uma…
Imposto de Renda

Como evitar 5 erros mais comuns na declaração de IR

4 Minutos de leitura
Entregar a declaração de Imposto de Renda e não ser retido na malha fina é um alívio, não é mesmo? Entretanto, antes…

Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email: