Análise & OpiniãoAções

Short Squeeze, GameStop, Hedge Funds e a Teoria dos Mercados “eficientes”

3 Minutos de leitura

Por Davi Lelis – Especialista em Investimentos

O mercado financeiro é composto pelas mentes mais brilhantes e racionais de distintos campos profissionais. Os investidores são dotados de toda capacidade de tomar decisões rapidamente, além de terem acesso praticamente instantâneo a todo tipo de informações disponíveis ao público.

hedge funds Short Squeeze, GameStop, Hedge Funds e a Teoria dos Mercados "eficientes"

Dessa forma, toda notícia, acontecimento ou mensagem em rede social já estaria incorporada no preço de tela. Toda variação seria justificada racionalmente e seria apenas um reflexo da real situação da empresa representada pelo papel.

O universo financeiro descrito pode não existir na prática, mas é a fundamentação de uma teoria conhecida como “A Teoria dos Mercados Eficientes”, formulada na década de 60 pelo economista americano Eugene Fama.

Essa teoria é controversa. Por definição, se todas as informações estão contabilizadas nos preços, é impossível vencer o mercado com consistência. Além disso, parte-se do pressuposto que todos têm a mesma capacidade de processamento e julgamento de dados. Investidores como Warren Buffet não poderiam existir.

Ações da GameStop. O que aconteceu?

Conseguimos perceber o mercado, comportando-se de forma ineficiente em eventos como os ocorridos nesta semana, com as ações da GameStop.

giphy Short Squeeze, GameStop, Hedge Funds e a Teoria dos Mercados "eficientes"

Para entender como ações de uma companhia conseguem disparar quase 145% em um único dia e 676% em um mês, assim como a força que um grupo na internet teve contra grandes Hedge Funds, devemos entender o que significa um Short Squeeze.

Short Squeeze

giphy Short Squeeze, GameStop, Hedge Funds e a Teoria dos Mercados "eficientes"

Temos como operar, basicamente, de duas formas no mercado: Comprado ou Vendido.

Estar comprado, é estar em uma posição chamada “Long”. Geralmente, espera-se que a ação suba e que se possa vender mais caro do que se comprou.

Uma posição vendida, conhecida como “Short”, acontece quando você pega uma ação emprestada e a vende, embolsando o financeiro da venda.

Se a ação é emprestada e o investidor vendeu, vai ter que recomprar em algum momento para devolver. Assim, quem abre uma posição “Short”, aposta que o preço diminua, pois quer recomprar mais barato na hora da devolução.

O lucro dessa operação vem da diferença entre o preço de venda (que o investidor já colocou no bolso) e no preço de compra (que o investidor terá que desembolsar).

Se, na hora de recomprar a ação, o preço está mais alto, o resultado é um prejuízo para quem está Short. Se a ação sobe exageradamente de preço, quem está “vendido” sofrerá um grande aperto.

Hedge Funds, GameStop e o tal fórum

Nessa pandemia, vimos muitos setores que sofreram mais do que outros. Empresas de viagens, shoppings, cinemas e varejo foram especialmente afetadas, fazendo com que grandes fundos americanos (Os Hedge Funds) apostassem em sua queda.

No caso da GameStop, muitos grandes investidores abriram posições “Short”. Pegaram ações emprestadas e realizaram a venda.

reddit Short Squeeze, GameStop, Hedge Funds e a Teoria dos Mercados "eficientes"

Acontece que a empresa de games foi citada em um fórum sobre mercados, e os pequenos investidores começaram a comprar grandes volumes do papel, inflando os preços em 676%, de US$19,06 por ação no dia 1 de janeiro para US$ 147,98 no dia 27 de janeiro.

Os prejuízos se intensificaram quando os investidores com posição vendida precisaram recomprar as ações para devolvê-las a seus donos. Com a recompra compulsória, os preços iniciaram uma escalada de alta ainda mais forte. O chamado “Short Squeeze” (Aperto dos vendidos).

short squeeze Short Squeeze, GameStop, Hedge Funds e a Teoria dos Mercados "eficientes"

Esse foi especialmente forte, pois as posições vendidas eram tão grandes que excediam a quantidade de ações negociadas no dia para esse papel.

É como alguém que mora de aluguel e se vê despejado no meio de um boom imobiliário. A pessoa deve devolver a casa e, sem mais nenhum imóvel para alugar, acaba obrigada a comprar outra casa a preços exorbitantes para devolver a antiga.

Ironicamente, a empresa GameStop tem seu business baseado no empréstimo de jogos e teve essa grande valorização com o movimento de devolução forçada das ações emprestadas.

Todo esse movimento afetou não somente a GameStop, mas todo o mercado financeiro. Para cobrir o prejuízo, os grandes fundos precisaram liquidar posições de outros ativos, movimentando setores que, aparentemente, não teriam nenhuma ligação com o Short Squeeze.

Depois de um ano de 2020, onde vários fatos extraordinários ocorreram, 2021 começou com um movimento atípico. As sardinhas se juntaram e engoliram o tubarão.

davi lelis Short Squeeze, GameStop, Hedge Funds e a Teoria dos Mercados "eficientes"

 

Davi Lelis

Engenheiro pela Universidade de Brasília

>> Assessor da Valor Investimentos e Especialista em Investimentos.

e-mail: [email protected]

 

Posts relacionados
AçõesRenda Variável

Vale e Petrobras: conheça duas importantes blue chips brasileiras

8 Minutos de leitura
Quando o assunto são ações da bolsa de valores, mesmo quem não tem afinidade com esse universo lembra de empresas como a…
AçõesNotícias

Commodities e agronegócio: 8 empresas de destaque da bolsa brasileira

8 Minutos de leitura
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de commodities do planeta. Não é por acaso que a bolsa de valores…
Análise & Opinião

Cash Back Federal

2 Minutos de leitura
Por Pablo Alencar* Vivemos em um país onde o trade off em relação aos impostos e qualidade do serviço público passam longe da satisfação…