O segmento de bancos e cartões foi o principal foco dos golpistas, com 2,3 milhões de tentativas de fraude, aumento de 33,3% na comparação com o ano anterior. Apenas os setores de serviços e telefonia tiveram baixas, com quedas de 3,8% e 44%, respectivamente.
Já o recorte por idade mostra que os consumidores que possuem entre 36 e 50 anos foram os que mais sofreram ataques: 1,5 milhão do total. Na análise por região, o destaque fica para o Sudeste, com 2,1 milhões de movimentações suspeitas sinalizadas.
Para o diretor de Soluções de Identidade e Prevenção a Fraudes do Serasa Experian, Jaison Reis, os avanços tecnológicos impulsionados pela pandemia são, em sua maioria, positivos, mas também trazem consequências para os consumidores.
“O aumento das transações online em 2021 e os diversos novos serviços que passaram a ser oferecidos digitalmente são um prato cheio para os golpistas. Por isso, uma tentativa de fraude acontece no País a cada sete segundos”, avalia Reis.