Seguros e Previdência

3 Benefícios da proteção patrimonial que você precisa conhecer

5 Minutos de leitura

Por Lorenna Anequim – Head Planejamento Patrimonial

Nos últimos anos, tem crescido no Brasil o número de pessoas interessadas em aprender mais sobre organização financeira e construir um patrimônio que lhe dê conforto no futuro. Com isso, é preciso também que cresça a quantidade de investidores interessados em proteção patrimonial.

Afinal, tão importante quanto construir seu legado é protegê-lo, certo? Principalmente porque ele não está relacionado apenas a bens e a dinheiro, mas a tranquilidade e a segurança da sua vida e dos seus familiares.

É fundamental, portanto, saber como proteger o que vem sendo conquistado a partir do seu esforço. E, apesar de a proteção patrimonial ser mais conhecida na área empresarial, ela também serve para as finanças pessoais e familiares.

Ah, já ia me esquecendo: ao final da leitura tenho uma surpresa para você.

Veja mais detalhes a seguir!

O que é a proteção patrimonial?

Basicamente, a proteção patrimonial consiste em estabelecer formas de cuidar do seu patrimônio. A ideia é preservá-lo ao máximo e reduzir os riscos que podem se colocar contra ele — sejam riscos ligados a investimentos ou a situações que possam acontecer na vida.

Por exemplo, casos de acidentes que gerem invalidez temporária ou permanente se colocam como uma situação extrema para o patrimônio. Afinal, as condições para continuar fortalecendo esta construção financeira ficam comprometidas e haverá mais necessidade de utilizar os recursos disponíveis.

Outras questões envolvidas no risco ao patrimônio estão relacionadas a aspectos jurídicos ou tributários. Em especial, de pessoas que são sócias em negócios. Proteger o patrimônio pessoal ajuda a organizar as finanças familiares e as corporativas de forma mais segura.

Em resumo, a proteção patrimonial tem o objetivo de lhe proteger, mantendo seu dinheiro, bens, investimentos e outras propriedades em segurança. Inclusive, proporcionando segurança a seus entes queridos e herdeiros em situações mais complicadas.

As formas de fazer a proteção patrimonial são diversas e dependem de cada caso. Por exemplo, patrimônios de maior volume e com maior complexidade familiar podem se beneficiar da criação de uma holding familiar. Outros podem ser gerenciados por meio de estratégias diferentes.

Quais são os 3 benefícios principais dela?

Proteger o seu patrimônio é muito importante se você deseja viver com mais tranquilidade em relação ao futuro. E existem diversas vantagens em fazer isso. Confira as 3 principais em detalhes!

Proteção do patrimônio

Um dos maiores benefícios da proteção patrimonial, claro, diz respeito à proteção dos seus bens contra riscos que podem impactar sua capacidade de produção ou de manutenção do patrimônio. Então, vale a pena considerar cenários variados e se proteger deles.

A estratégia para proteger seus bens pode ser comparada, por exemplo, com alguns tipos comuns de seguros que contratamos durante a vida. Um plano de saúde ou um seguro veicular visam proteger você e seu carro contra eventos inesperados, não é?

Da mesma forma, é preciso pensar em como proteger o total do seu patrimônio. Quais são os riscos que podem se apresentar a ele? Riscos de vida ou saúde, tributários, jurídicos, relacionados aos investimentos etc. Todos podem ser manejados a partir de técnicas de proteção.

Economia tributária

Outra vantagem central da proteção do patrimônio é proporcionar economia tributária. É um benefício vivido especialmente por pessoas que tenham um volume de bens elevados e precisam pagar alíquotas altas de imposto.

A economia tributária pode ser feita de maneira legalizada e justa, encontrando os melhores caminhos para arcar com as suas obrigações em relação à Receita Federal. Uma estratégia utilizada é a criação de empresas — ela diminui a carga tributária e também protege seu patrimônio pessoal.

Economizar nos impostos proporciona um impulso para o patrimônio, que pode crescer mais rapidamente já que há menos dinheiro sendo gasto. É interessante buscar assessoria profissional para saber mais sobre as possibilidades em relação à gestão tributária.

Planejamento sucessório

Quem forma uma família costuma ter grande preocupação de garantir conforto e segurança para as pessoas que ama. Nesse sentido, é preciso pensar no planejamento sucessório. Ou seja, em como se dará a distribuição de bens aos herdeiros.

Os temas da morte e da herança podem ser tabus para muitos. Afinal, não é fácil pensar na própria finitude. Entretanto, seria ainda mais difícil se a situação fosse ignorada e se a família precisasse lidar com ela apenas quando acontecesse, de fato.

Assim, um dos pilares da proteção patrimonial é exatamente o planejamento sucessório. Existem estratégias para organizar a divisão da herança ou deixar determinados produtos financeiros através de transferência direta — por exemplo, seguros ou Previdência Privada.

Como fazer a proteção patrimonial?

Agora, você já viu o que é a proteção patrimonial, qual é a importância dela e quais são os 3 principais benefícios que ela traz para a sua vida e a sua família. Certamente, vale a pena cuidar do patrimônio ao longo do tempo, não é?

Mas quais seriam as formas de fazer isso? Confira algumas das principais estratégias utilizadas!

Holding familiar

Como você leu anteriormente, a instituição de uma empresa do tipo holding é uma das técnicas utilizadas para famílias que tenham um patrimônio elevado — principalmente quando envolve outras empresas.

A criação da holding tem como intuito organizar todos os negócios e os bens da família. Assim, os herdeiros são listados como sócios e o patrimônio de cada um fica protegido. Existem vantagens em relação aos tributos e à sucessão patrimonial nesse caso.

Doação de bens

Outra maneira comum de pensar na proteção de patrimônio ligada à sucessão é fazer doação de bens em vida. Ela consiste em deixar claras as regras para divisão da herança — ainda que as propriedades não sejam passadas para os herdeiros no momento.

Isso porque é possível fazer a doação com uma cláusula que indique sua reserva de usufruto. Ou seja, o direito de utilização dos bens continua sendo seu de forma vitalícia. Os herdeiros receberão os direitos apenas no momento de execução da herança.

Seguros

Os seguros são produtos muito úteis para fazer a proteção patrimonial e aumentar sua segurança em relação aos seus bens. Como mostramos, assim como você faz um seguro veicular, residencial e outros, é importante pensar na proteção do patrimônio em geral.

Existem diversos tipos de seguros – sejam pessoais, profissionais ou empresariais – que se adéquam bem a cada caso e podem oferecer a proteção que você procura e precisa. Nesse ponto, é fundamental contar com assessoria para conhecer as melhores alternativas.

Ninguém monta um patrimônio pensando em perdê-lo por causa de emergências. Então, é essencial considerar os benefícios e as estratégias de proteção patrimonial que mostramos. Lembre-se, portanto, de contar com seguros para proteger seu patrimônio e viver com mais equilíbrio e segurança!

E então, gostou das informações que viu neste conteúdo? Caso queira entender melhor o assunto e saber como se proteger, entre em contato conosco! Podemos lhe ajudar! Agora, vou contar a surpresa.

 

. Lorenna Anequim

Head Planejamento Patrimonial da Valor Capital

Posts relacionados
Seguros e Previdência

Investimento para aposentadoria: conheça 4 alternativas!

4 Minutos de leitura
O planejamento financeiro para a aposentadoria a partir dos investimentos é um tema que merece muita atenção. Se você tem acompanhado as…
Seguros e Previdência

Gestão de risco pessoal: por que ter um seguro pode salvar seu patrimônio?

5 Minutos de leitura
Por Priscilla Sidoti – Head de Planejamento Patrimonial   Muitas pessoas se preocupam em construir um patrimônio e trazer conforto e tranquilidade…
Seguros e Previdência

Gestão de risco e planejamento patrimonial: por que é tão importante?

4 Minutos de leitura
Por Pablo Alencar – Head da Valor Capital O Brasil ainda não tem uma forte cultura em educação financeira — embora o…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *