O objetivo é fortalecer a estrutura financeira da Gerdau Corsa, com a redução da alavancagem e das despesas financeiras, assim como centralizar as principais atividades do negócio, gerando uma maior eficiência operacional das sociedades envolvidas. Além disso, visa otimizar os processos internos, criando sinergia nas atividades e economia de escala com a redução dos custos administrativos, operacionais e tributários.
Em decorrência da incorporação, a Gerdau passa a deter, indiretamente, a participação de 75% no capital social da Gerdau Corsa, mantendo-se o controle compartilhado da Gerdau Corsa com o Grupo Córdova.
“Adicionalmente, a reorganização societária reforçará o compromisso das companhias com suas operações no México, geografia importante e estratégica dentro da sua visão de longo prazo”, conclui a companhia.
A reorganização societária foi aprovada pelos acionistas das sociedades envolvidas, assim como pela Comisión Federal de Competencia Económica – COFECE (órgão de defesa da concorrência mexicano), e passa a produzir efeitos a partir de 1º de dezembro de 2021.