A tendência é que os demais operários em layoff (suspensão de contratos de trabalho) da fábrica que produz os modelos mais populares do grupo voltem, como já estava previsto, após as férias tradicionais do fim de ano.
“Em relação aos semicondutores, temos sinais de que começa a haver equilíbrio. Não vai se equilibrar totalmente, mas vai melhorar em relação à performance anterior”, disse Filosa.
Segundo ele, tanto os fornecedores quanto a própria indústria de veículos global vêm se movimentando para reduzir a escassez de chips, responsável atualmente pelo maior gargalo de produção nas montadoras .
“Não posso ser louco e falar que os problemas vão acabar, mas vejo sinais de melhora da oferta de semicondutores … Devemos ter menos problemas em 2022”, acrescentou o presidente da Stellantis.
Liderança
Ao explicar por que a Fiat está terminando o ano como a marca de carro mais vendida no País, Filosa disse que, na “luta pelos semicondutores”, a montadora perdeu menos produção do que a maioria dos concorrentes. Nas contas dele, a Fiat conseguiu ganhar 2,5 pontos porcentuais em participação de mercado por não ter tido que parar tanto a produção quanto a concorrência.
No objetivo de não perder posições conquistadas quanto as demais fabricantes tiverem melhor condição de produzir, a montadora conta com o sucesso de lançamentos recentes e previstos para 2022. “Plantamos as sementes para ter um ano cheio de tudo isso novos modelos em 2022, quando também vamos lançar mais carros. O único direito que tenho depois de pedir tantos investimentos aos acionistas é crescer.”
Mesmo com a volatilidade que costuma marcar anos eleitorais, em especial no câmbio, a direção da Stellantis reafirmou o programa de investimentos, lançado há mais de dois anos, que prevê R$ 7,5 bilhões, até 2023, na fábrica que produz modelos da Fiat e da Jeep em Pernambuco. O valor inclui a chegada de novos fornecedores de peças – a meta é alcançar 60 deles no entorno do parque industrial.
Sobre o desempenho financeiro do grupo na América do Sul, Filosa disse que cabe ao presidente global do grupo, o português Carlos Tavares, fazer o anúncio. Adiantou, porém, que a rentabilidade foi melhor do que a do ano passado, quando a montadora ficou no chamado breakeven, ou seja praticamente no zero a zero entre receitas e despesas.