Na média global, o volume de serviços prestados cresceu 0,2% em abril ante março.
Os avanços ocorreram em informação e comunicação (0,7%) e serviços prestados às famílias (1,9%).
Na direção oposta, houve perdas em transportes (-1,7%), serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,6%) e outros serviços (-1,6%).
Comparação com abril de 2021
De acordo com o IBGE, quatro das cinco atividades de serviços registraram avanços em abril de 2022 em relação a abril de 2021. O volume do setor de serviços teve uma alta de 9,4%, a 14ª taxa positiva consecutiva.
Os destaques foram transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,5%) e serviços prestados às famílias (60,8%). Os demais avanços ocorreram em serviços profissionais, administrativos e complementares (7,8%) e informação e comunicação (1,6%).
A única taxa negativa do mês foi dos outros serviços (-7,7%), puxada por perdas nas corretoras de títulos e valores mobiliários; recuperação de materiais plásticos; administração de bolsas e mercados de balcão organizados; e atividades de apoio à produção florestal.
O índice de difusão – que mostra o porcentual de serviços com crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior – passou de 68,1% em março para 64,5% em abril.
“Perdeu um pouco o ritmo de crescimento”, afirmou Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE.