Notícias

Notícias

Vale inicia construção de projeto pré-blending com parceiras chinesas

Por
Estadão Conteúdos

A Vale informou nesta quarta-feira (13) o início da construção do Projeto Zhongzhai Pré-blending, uma parceria entre a mineradora, o grupo Shagang, maior siderúrgica privada da China, e a Ningbo Zhoushan Port.

O projeto, que será construído pela Ningbo Zhoushan Port, é estimado para iniciar as operações no segundo semestre de 2023 e pretende desenvolver instalações de silo-blending para até oito minérios diferentes com capacidade de 15 Mtpa no Terminal de Minério de Zhongzhai, na província de Zhejiang, China. Os minérios blendados serão fornecidos exclusivamente à Shagang após conclusão do projeto.

Segundo comunicado enviado à CVM, a Vale tem o compromisso de fornecer parte das cargas blendadas, com produtos de alta qualidade como BRBF, e prestar assistência técnica nas atividades de blendagem. O Terminal de Minério de Zhongzhai possui um berço de descarga de 300 mil toneladas que pode receber navios Guaibamax.

O serviço de pré-blending envolve a utilização de silos para a mistura simultânea de diversos produtos de minério de ferro no porto, processo normalmente realizado nas siderúrgicas, antes da etapa de sinterização.

“O pré-blending é uma forma de aumentar os serviços da supply chain estendida da Vale, entregando valor aos clientes por meio de múltiplos benefícios, incluindo melhora da qualidade do mix de minério de ferro, eficiência logística e redução de estoques de matéria-prima nas siderúrgicas”, diz a companhia.

A cerimônia de inauguração foi realizada nesta quarta com a participação de Rogério Nogueira, Diretor de Marketing de Minério de Ferro da Vale, e Tracy Xie, Presidente da Vale China.