Um movimento entre proprietários que ameaçaram parar de pagar suas hipotecas de casas em construção rapidamente ganhou força nas mídias sociais chinesas esta semana. Pessoas de todo o país declararam que fariam o mesmo se as construtoras não cumprissem as promessas de entregar os apartamentos que foram pré-vendidos anteriormente.
As ações de alguns grandes bancos chineses caíram na quinta-feira, lideradas por quedas no China Merchants Bank, que caiu 3,7%. Vários credores disseram que têm exposição limitada a projetos imobiliários onde a construção foi adiada, e que os riscos de inadimplência de hipotecas são pequenos e gerenciáveis. As ações e títulos em dólares americanos de muitas construtoras também recuaram para baixos níveis.
“É como uma liquidação agora”, disse o diretor executivo e gerente de portfólio da administradora de fundos de hedge de renda fixa Astera Capital Partners, Kenny Chung, referindo-se à venda de títulos de construtoras. Ele disse que os investidores perderam quase toda a confiança em todo o setor imobiliário da China, já que as vendas de casas mostraram poucos sinais de recuperação e a economia em geral enfrenta obstáculos significativos ao crescimento.