De acordo com a entidade, a data deve movimentar cerca de R$ 24 bilhões em vendas e aproximadamente 102 milhões de pessoas deverão ir às compras para presentear os pais, especialmente em lojas de shopping e de rua.
O tíquete médio de compra no Dia dos Pais deve ficar em R$ 160, especialmente no segmento de vestuário. Além disso, as áreas de serviço dos shopping centers devem ter maior movimentação nas praças de alimentação e de lazer.
“A expectativa poderia ser melhor se não fosse a disparada da inflação e do endividamento das famílias que chega em 77,3%. Mas de acordo com o levantamento que fizemos, entendemos que o consumidor vai presentear, porém, com mais cautela, em um cenário melhor que o do ano passado e devemos ter centros de compra mais cheios na data específica, bem como lojas movimentadas especialmente na próxima semana”, comenta, Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da Alshop.
Segundo a associação, cerca de 70% dos consumidores deverão realizar suas compras via internet. De todo modo, os shoppings realizam campanhas para a data para atrair clientes.
“Entendemos que o varejo está caminhando para um patamar melhor e se superando a cada data comemorativa, e isso alivia o lojista. A expectativa é chegar no final de 2022 alcançando ou chegando perto da marca de 2019, antes da pandemia”, afirma Ildefonso.