“Este processo permitirá ao Grupo emergir mais ágil, com uma estrutura de custos mais competitiva, liquidez adequada para enfrentar o futuro, com aproximadamente US$ 10,3 bilhões em patrimônio, e cerca de US$ 6,9 bilhões em dívida”, disse a Latam, em nota publicada em seu site.
A Latam entrou em recuperação judicial nos EUA em maio de 2020, após ver sua situação financeira fragilizada pelo forte impacto da pandemia da covid-19 no setor aéreo. A operação brasileira seguiu o mesmo caminho 45 dias depois, após o fracasso de negociações de financiamento com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Na saída do processo de recuperação, os credores ficarão com 66% do capital da Latam, e os atuais acionistas – as aéreas Delta e Qatar e a Família Cueto – terão 27%. Hoje, carregam cerca de 47%.
De acordo com a aérea, na data definida para o fim do processo, o Grupo Latam Airlines entregará as ações e os bonds conversíveis aos acionistas e credores, e pagará determinadas obrigações e outras tarifas estabelecidas em seu plano de reorganização.
A aérea também disse que enviou avisos de financiamento para finalizar o recebimento de US$ 5,4 bilhões em novos recursos, detalhados no plano de reestruturação. Adicionalmente, informou que os credores de classe 5 que requeriam a subscrição de títulos com a injeção de recursos novos subscreveram 36.215.217 bonds de classe C conversíveis.
Segundo a Latam, notificações foram enviadas ontem às partes envolvidas no processo para que os credores aportem cerca de US$ 3,6 bilhões na companhia, e os acionistas, cerca de US$ 736 milhões.
Nesta semana, a Latam emitiu US$ 1,15 bilhão em títulos de dívida, parte com vencimento em cinco anos, e parte, em sete. Como mostrou o Broadcast, o resultado da emissão foi menos favorável do que a empresa esperava. Em paralelo, a companhia também conseguiu um financiamento de US$ 1,1 bilhão por cinco anos.
Os recursos serão usados para pagar outro financiamento que a companhia havia feito no início do processo de recuperação. A empresa também obteve uma linha de crédito rotativa de cerca de US$ 500 milhões.