Isso significa que qualquer acréscimo a esse valor, a partir de agora, servirá para que empresas de distribuição ou de revenda refaçam suas margens de lucro. Em alguma medida, algum ganho elas já tiveram, porque o reajuste nos postos deveria ser menor do que o da Petrobras, já que uma parcela do produto vendido na bomba é composto por biodiesel e não pelo derivado da estatal.
Apesar dessa alta recente, os preços praticados no Brasil ainda estão abaixo dos internacionais e não há oportunidade de importação neste momento, segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). Segundo a entidade, a valorização do brent e o câmbio seguem pressionando os preços domésticos.
Desde o dia 29, o preço de importação do litro do diesel já subiu R$ 0,36, de acordo com a entidade. Com isso, a diferença entre os mercados brasileiro e internacional seria de R$0,60/l, em média. “As janelas de oportunidade de importação estão todas fechadas, tanto para gasolina quanto para o diesel”, diz Sérgio Araújo, presidente da Abicom.