Nesta sexta, o Dow Jones subiu 0,21%, a 35.677,02 pontos, em nova máxima histórica de fechamento, o S&P 500 recuou 0,11%, a 4.544,90 pontos, e o Nasdaq caiu 0,82%, a 15.090,20 pontos. Na comparação semanal, os ganhos foram de 1,08%, 1,64% e 1,29%, respectivamente.
“Problemas de gargalos nas cadeia de suprimentos continuarão pressionando os preços no curto prazo, e provavelmente durarão muito mais do que o Fed deseja”, diz o analista de mercado Edward Moya, da Oanda, ao comentar a perda de fôlego das bolsas após os comentários do chefe do banco central dos EUA. “Se a inflação acabar sendo persistente, o Fed usará suas ferramentas.”
Em um evento, Powell reafirmou que o processo de tapering, como é chamada a redução gradual das compras de ativos, deve mesmo ser anunciado “em breve”. Ele também reconheceu que os preços devem ficar elevados por mais tempo do que o previsto inicialmente, o que elevou as apostas em alta antecipada de juros.
“Alguns traders usaram os comentários de Powell para realizar lucros, mas no geral ainda permanecem otimistas após os ganhos mistos de hoje, aliviados que a Evergrande fez um pagamento crucial e com a recuperação da atividade do setor de serviços dos EUA”, ressalta Moya, da Oanda.
Durante a semana, os resultados corporativos de empresas como Tesla, Netflix e United Airlines surpreenderam positivamente os investidores, o que impulsionou as bolsas.
“Até agora, menos de 20% das empresas divulgaram seus resultados do terceiro trimestre, no entanto, a grande maioria desses relatórios foi melhor do que o esperado, com aproximadamente 80% das empresas do S&P 500 superando suas estimativas”, afirmam analistas da LPL Financial.
Publicado nesta sexta, o balanço da American Express mostrou lucro líquido de US$ 1,83 bilhão no terceiro trimestre de 2021, 70% maior do que o ganho de US$ 1,07 bilhão obtido em igual período do ano passado. A ação da empresa subiu 5,41%.