Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the related-posts-thumbnails domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /opt/bitnami/wordpress/wp-includes/functions.php on line 6131
ABCR: fluxo de veículos em estradas com pedágio sobe 2,1% em março ante fevereiro VAI Investir - Portal de conteúdos de Investimentos e Educação Financeira
Skip to main content

Notícias

Notícias

ABCR: fluxo de veículos em estradas com pedágio sobe 2,1% em março ante fevereiro

Por
Estadão Conteúdos

O fluxo de veículos em estradas com pedágio cresceu 2,1% na margem em março, na série com ajuste sazonal, informaram a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e a Tendências Consultoria Integrada. O resultado levou o Índice ABCR com ajuste sazonal aos 156,72 pontos, o maior nível desde novembro de 2019 (157,67).

O aumento do fluxo na margem em março foi disseminado entre os veículos leves (2,7%) e pesados (0,5%). Na comparação interanual, o trânsito total de veículos cresceu 22,2% em março, também com aumentos nas categorias leve (31,4%) e pesado (2,2%).

Em nota, o analista de Macroeconomia e Política da Tendências, Thiago Xavier, observa que o segmento de veículos leves tem sido beneficiado pela maior segurança das famílias com o quadro sanitário, mas ainda pode enfrentar entraves com pressões inflacionárias, baixo crescimento salarial e encarecimento do crédito. O segmento de pesados tem apresentado menor dinamismo, observa.

“Tal desempenho está associado à conjuntura adversa do setor industrial, tanto do ponto de vista da produção – com aumento de custos dos insumos e logísticos -, como da demanda, considerando que parte das famílias de maior classe de renda têm direcionado a maior parte dos seus recursos para serviços (como bares e restaurantes, antes operando parcialmente), enquanto as famílias de menor rendimento foram desproporcionalmente afetadas pelas pressões inflacionárias”, afirma Xavier.

O fluxo total de veículos em estradas pedagiadas cresce 7,7% no acumulado do ano e 11,9% nos 12 meses encerrados em março, de acordo com a ABCR e a Tendências. As altas são, respectivamente, de 10,0% e 14,1% no segmento de leves e de 1,3% e 6,1% no segmento de pesados.

Estados

Em São Paulo, o fluxo total de veículos cresceu 1,5% em março ante fevereiro e 24,9% na comparação interanual. Tanto o segmento de leves quanto o de pesados tiveram alta de 1,7% na margem. Em relação a março de 2021, o fluxo de veículos leves avançou 34,5% e o de pesados, 1,8%.

O trânsito de veículos nas estradas paulistas acumula alta de 8,5% em 2022 e de 12,5% nos 12 meses encerrados em março. O segmento de leves cresce 11,0% no ano e 14,9% em 12 meses, enquanto o de pesados acumula alta de 0,6% em 2022 e de 5,3% em 12 meses.

No Rio de Janeiro, o fluxo total de veículos avançou 4,1% em março ante fevereiro, puxado por uma alta de 3,2% dos veículos leves e estabilidade (0,0%) dos pesados. Na comparação interanual, o fluxo total cresceu 15,6%, com aumentos disseminados entre leves (18,0%) e pesados (4,9%).

O fluxo total de veículos nas estradas do Rio cresce 5,6% no acumulado de 2022 e 13,0% nos 12 meses encerrados em março. Os veículos leves avançam 5,9% no ano e 14,1% em 12 meses, enquanto o fluxo de veículos pesados cresce 4,3% em 2022 e 8,1% em 12 meses.