Notícias

Notícias

Ações da Amazon sobem com revisão de custos e possíveis mudanças para Alexa

Por
Estadão Conteúdos

O presidente-executivo da Amazon.com, Andy Jassy, está liderando uma revisão de corte de custos da gigante de tecnologia e reduzindo os negócios da empresa que não foram lucrativos, segundo fontes familiarizadas com o assunto. Como parte da revisão de corte de custos de um mês, a liderança da Amazon está avaliando de perto seus negócios Alexa, de acordo com algumas pessoas. Documentos internos vistos pelo The Wall Street Journal mostram que em alguns anos recentes a unidade de dispositivos da Amazon, que inclui a Alexa, teve um prejuízo operacional de mais de US$ 5 bilhões por ano.

A Amazon está atualmente considerando se deve se concentrar em tentar adicionar novos recursos à Alexa, uma assistente de voz disponível em vários dispositivos. A adição de recursos exigiria um investimento maior, e muitos clientes usam o dispositivo apenas para algumas funções. A Amazon também disse aos funcionários de outras divisões não lucrativas que procurassem empregos em outras partes da empresa porque as equipes em que trabalhavam estavam sendo suspensas ou fechadas, disseram algumas pessoas.

As ações da Amazon subiram mais de 4% na quinta-feira imediatamente após o The Wall Street Journal publicar notícias sobre a revisão de corte de custos. Ao final do dia, os papéis subiram 12,18%, com o mercado se recuperando, depois que os dados mostraram que a inflação diminuiu em outubro.

Na Amazon, a abordagem contrasta com a tremenda expansão da empresa durante a pandemia. Entre o final de 2019 e o final de 2021, a Amazon contratou mais de 800 mil funcionários, principalmente em suas centenas de armazéns, procurando acompanhar um aumento nos pedidos online. Durante esse período, também fechou acordos no valor de mais de US$ 10 bilhões combinados em aquisições de um fabricante de dispositivos robóticos, um estúdio de cinema e televisão e uma empresa de cuidados primários de saúde. A varejista continua investindo em partes do negócio onde vê potencial de crescimento, como saúde, disseram as fontes. Na semana passada, a Amazon anunciou que estava instituindo um congelamento de contratações em empregos corporativos.