Notícias

Notícias

Anac: Latam assume em setembro liderança do mercado aéreo de carga no Brasil

Por
Estadão Conteúdos

A Latam Cargo assumiu em setembro a liderança do segmento no Brasil, com uma participação de 31,6% do mercado doméstico e de 21,9% do internacional, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os dados levam em consideração todas as subsidiárias da Latam Cargo no País (Latam Brasil, LAN Chile, LAN Peru, ABSA e LAN Cargo). No doméstico, Azul (30,7%) e Gol (15,3%) vêm em seguida no ranking.

Já no período de 12 meses encerrados em setembro, a Azul lidera o mercado doméstico com cerca de 35% de participação, seguida da Latam, com cerca de 27%.

Somente no mercado doméstico, a Latam Cargo transportou mais de 11 mil toneladas em setembro, um crescimento de 26% na comparação anual. “Seguimos com a estratégia de otimizar e aproveitar o crescimento de nossa malha e capacidade no mercado doméstico”, diz o diretor da Latam Cargo no Brasil, Otávio Meneguette.

Ao todo, o grupo Latam conta com 16 aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F em sua frota. A companhia também está avançando no seu projeto global de conversão de Boeing 767 de passageiros em cargueiros até 2023, devendo chegar até 21 aeronaves Boeing 767-300F em 2023.

O crescimento do transporte aéreo de carga é um fenômeno que vem se intensificando no mercado desde o início da pandemia, com as companhias apostando cada vez mais nessa tendência, com a adoção de aviões dedicados, ampliação da frota de cargueiros e investindo até na conversão de aeronaves.