Desde o começo deste mês, ao redor do mundo, restrições estão sendo impostas a produtos da marca por conta de um surto de salmonela na Europa, principalmente na Inglaterra.
A Anvisa informou que todos os chocolates da marca Kinder fabricados na Bélgica pela Ferrero Ardennes S.A. estão proibidos de serem comercializados no País.
A própria Ferrero notificou a autoridade de saúde sobre a situação. “Novas determinações de recolhimento poderão ser publicadas caso sejam identificadas outras empresas que tenham trazido os produtos para o Brasil”, informa a Anvisa, por meio de página oficial.
De acordo com a Ferrero, a companhia informou às autoridades brasileiras a decisão de “recall voluntário e preventivo de qualquer versão do produto KINDER SCHOKO-BONS, fabricados na Bélgica”.
Segundo eles, apesar de a companhia não realizar importação nem comercialização da mercadoria no País, “tomamos conhecimento de que empresas terceiras, com as quais não mantemos relações comerciais, o importaram de forma independente”, comunica a Ferrero, por meio de nota.
“A Ferrero se voluntariou a recolher os produtos da linha Schoko-Bons porque, até o momento, é o único que a companhia tem conhecimento de que entrou no país a partir da importação de empresa terceira, com a qual não mantemos relações comerciais”, disse a Ferrero, por meio de sua assessoria. “E é o único que a Anvisa identificou registro de licença de importação. Ou seja, não temos conhecimento de outro produto em circulação no Brasil.”
Confira os produtos recolhidos pela Anvisa:
* Kinder Surprise Maxi 100 G (todos fabricados por Ferrero Ardennes SA Belgica);
* Kinder Surprise 1 X 20 G (todos fabricados por Ferrero Ardennes SA Belgica);
* Kinder Surprise 3 X 20 G Total 60 G (todos fabricados por Ferrero Ardennes SA Belgica);
* Kinder Surprise 4 X 20 G Total 80 G (todos fabricados por Ferrero Ardennes SA Belgica);
* Kinder Schoko Bons Branco White e ou Cacau 46G 125 G E 200G (todos fabricados por Ferrero Ardennes SA Belgica);
* Kinder Schoko Bons 300 G (todos fabricados por Ferrero Ardennes SA Belgica);
* Kinder Mix Peluche 133 G (todos fabricados por Ferrero Ardennes SA Belgica);
* Kinder Mix Advent Calendar 127 G (todos fabricados por Ferrero Ardennes SA Belgica);
* Kinder Mini Eggs Hazelnut 100 G (todos fabricados por Ferrero Ardennes SA Belgica);
* Kinder Mini Eggs Mix 250 G (todos fabricados por Ferrero Ardennes SA Belgica);
* Kinder Happy Moments162 G (todos fabricados por Ferrero Ardennes SA Belgica);
A Ferrero recomenda que, caso tenha adquirido algum produto proveniente da Bélgica, não o consuma e entre em contato com o SAC da companhia. O telefone é 088.701.6595, com funcionamento das 9 horas às 19 horas. Também é possível fazer isso por email: sacbrasil@ferrero.com, para troca ou reembolso.
Para verificar se o produto tem origem na fábrica da Bélgica, é preciso procurar no verso da embalagem. Caso positivo, se estiver Produs de Ferrero Ardennes S.A., rue Pietro Ferrero 5, 6700 Arlon, Belgia, o produto vem da planta europeia.