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Apex-Brasil vê campanha de distorção sobre agronegócio brasileiro por competição

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Estadão Conteúdos

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Augusto Pestana, afirmou que há um “quadro de campanhas de distorção sobre o agronegócio brasileiro” por conta da competição externa. Em fala no Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex) 2021, ele disse que a América do Norte faz parte dessa campanha.

“A percepção do Brasil como ameaça faz com que essas campanhas ganhem corpo, e é chave que estejamos presentes e procuremos levar a verdade sobre o que é o agronegócio brasileiro e a indústria, que funciona com energia renovável, sustentável e limpa. O Brasil faz parte das soluções de questões do movimento sustentável e da mudança do clima”, disse Pestana.

Expo Dubai

O presidente da Apex-Brasil afirmou ainda que o Brasil terá um “resultado de US$ 500 milhões em exportações, com foco sobretudo na região do Oriente Médio, e atração de US$ 10 bilhões em investimentos estrangeiros” por conta da Expo Dubai 2020, exposição mundial realizada nos Emirados Árabes Unidos, no período de seis meses.

“Ao mesmo tempo que corrigimos as distorções a respeito da imagem brasileira, geramos negócios bastante expressivos em termos de empregos. Estimamos em torno de 120 mil empregos graças à exposição”, afirmou Pestana.

Para ele, essas exposições servem como vitrine para o Brasil e outros países. “Dubai oferece um alinhamento que talvez seja único na história das exposições universais, nós temos uma dimensão única de resultados concretos”, afirma. “Dubai hoje é um grande hub aeroportuário, um centro de feiras comerciais expressivas, fora os investimentos, então todas essas oportunidades serão devidamente aproveitadas”, completa.