Notícias

Notícias

BC turco diz que intervém no mercado apenas quando há ‘volatilidade excessiva’

Por
Estadão Conteúdos

Em meio à forte depreciação da lira turca, o Banco Central da Turquia informou, nesta terça-feira, 23, que pode apenas intervir no mercado cambial em momentos de “volatilidade excessiva” sem estabelecer uma direção permanente.

“Estão sendo observadas formações de preços prejudiciais, que são irrealistas e completamente desvinculadas dos fundamentos econômicos”, afirma a instituição, em comunicado.

A autoridade monetária explica que não tem “comprometimento” com um nível específico para a taxa de câmbio, que é “determinado pelas condições de oferta e demanda de acordo com a dinâmica do mercado livre”.

O BC acrescenta que considera necessário alertar empresas e cidadãos contra possíveis perdas em negociações por conta de ativos completamente descolados dos fundamentos, em “condições extremamente voláteis”.

A nota é divulga no dia em que a lira turca derrete ante o dólar, diante da desconfiança dos mercados quanto à independência do banco central do país.

Na segunda-feira, 22, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, defendeu a política monetária de corte de juros, apesar das crescentes pressões inflacionárias.