Notícias

Notícias

BoE: testes de estresse incluem cenário em que as taxas podem subir a 6% em 2023

Por
Estadão Conteúdos

O Banco da Inglaterra (BoE) divulgou nesta segunda-feira, 26, os cenários que usará para o teste de estresse do sistema bancário do Reino Unido referente ao cíclico anual de 2022. Em destaque, o banco inclui que a taxa bancária deve subir rapidamente para um pico de 6% no início de 2023, antes de reduzir gradualmente para menos de 3,5%. Além disso, será considerada a possibilidade dos juros subirem para 4,7% na zona do euro e 6,5% nos Estados Unidos no início de 2023.

De acordo com o BC, testes de estresse anteriores incluíram o impacto de taxas de juros mais altas no Reino Unido. Dessa forma, o teste de 2022 também incluirá taxas de juros globais mais altas “diante de uma série de choques de custos globais e inflação global alta e persistente”.

“O exercício submete os principais bancos do Reino Unido a hipotéticas profundas recessões simultâneas no Reino Unido e nas economias globais, grandes quedas nos preços dos ativos e taxas de juros globais mais altas e um estresse separado dos custos de má conduta”, explica o BC. “Os resultados são usados para avaliar os balanços dos bancos e a resiliência do sistema bancário do Reino Unido, garantindo que eles sejam capazes de absorver em vez de amplificar choques e atender às famílias e empresas”, completa.

O cenário cobrirá um horizonte de cinco anos usando o final de junho de 2022 como ponto de partida. Cada banco é avaliado em relação às ‘taxas mínimas’ para sua posição de capital. Os resultados serão publicados no verão de 2023, informa o BOE.