O Banco Central divulgou, nesta segunda-feira, o Boletim Focus da semana, com as projeções de mercado para a economia brasileira. Confira abaixo quais são as expectativas.
A projeção para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) conta com mais uma semana em queda no percentual. Segundo consta no relatório, a inflação saiu de 5,61%, no final do mês de setembro, para a expectativa de 5,63% esta semana. Se analisarmos, em 2023, os especialistas acreditam que a inflação chegará a 4,94%, porcentagem levemente menor do que a divulgada no relatório passado.
A taxa básica de juros (Selic) também foi avaliada. Ela terminou 2022 em 13,75%, já para o próximo ano, a Selic caiu a projeção para 11,25% ao ano.
Confira outros dados importantes divulgados no Boletim Focus desta semana:
PIB: projeção em 2,76%;
IPCA: a projeção é de 5,63%;
DÓLAR: a previsão do câmbio é de R$ 5,20.
Leia também | Os principais índices de inflação que todo investidor deve conhecer.
Expectativas de mercado
Segundo o Banco Central, as famílias e as empresas tomam suas decisões com base na situação atual e no que acreditam que pode acontecer. Isso é muito importante para o dia a dia do brasileiro. Por exemplo:
- Quanto será cobrado pelo aluguel em sua renovação?
- Nos próximos meses, o preço dos alimentos cairá ou não?
- A mensalidade da escola particular será reajustada?
- O custo dos financiamentos irá diminuir ou aumentar?
Nesse sentido, para responder a essas dúvidas, é importante que a sociedade tenha conhecimento do que se espera na economia. Grandes agentes de mercado, como bancos, consultorias, corretoras e distribuidoras possuem em suas instituições áreas dedicadas à pesquisa macroeconômica, que dentre outras coisas elaboram projeções sobre o cenário que esperam para a economia. A essas projeções chamamos expectativas econômicas.
É a partir das expectativas que as famílias tomam decisões de gastar ou poupar, que as empresas resolvem investir ou não e que os mercados, de uma forma geral, definem seus preços.
O monitoramento sistemático das expectativas que o mercado tem sobre preços e atividade econômica é de grande relevância para as decisões de política monetária. Para tanto, o BC coleta diariamente projeções de cerca de 140 bancos, gestores de recursos e outras instituições (empresas do setor real, distribuidoras, corretoras, consultorias etc.) e publica semanalmente o Relatório Focus, um resumo das estatísticas calculadas com base nas informações prestadas nos 30 dias anteriores à data a que se refere.
Além de serem utilizadas pelo Banco Central para as decisões de política monetária, as expectativas econômicas da Pesquisa Focus são úteis para que empresas e cidadãos possam planejar suas ações de curto, médio e longo prazos.