Notícias

Notícias

Bolsas da Ásia fecham em forte alta, após rali em NY

Por
Estadão Conteúdos

As bolsas asiáticas fecharam em forte alta nesta terça-feira, 4, na esteira de um rali em Wall Street. Já na Austrália, o mercado também foi impulsionado por um aumento de juros menor do que o esperado.

Em Tóquio, o índice acionário japonês Nikkei subiu 2,96%, a 26.992,21 pontos, enquanto em Seul, o sul-coreano Kospi voltou de um feriado com avanço de 2,50%, a 2.209,38 pontos, e em Taiwan, o Taiex registrou ganho de 2,08%, a 13.576,52 pontos. Na China continental e em Hong Kong, não houve negócios hoje em função de feriados.

O apetite por risco na Ásia foi motivado pelas bolsas de Nova York, que ontem embarcaram num rali após números de atividade manufatureira decepcionantes gerarem expectativas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) possa moderar seu ritmo de alta de juros e também em meio a uma forte recuperação do petróleo.

No mês passado, o Fed elevou juros no agressivo ritmo de 75 pontos-base pela terceira vez seguida, na tentativa de combater a inflação nos EUA, que segue perto dos maiores níveis em décadas.

Na Oceania, a bolsa australiana teve desempenho ainda melhor do que os pares asiáticos, após o RBA – como é conhecido o BC local – anunciar aumento de juros menor do que se previa, de 25 pontos-base, a 2,60%. O S&P/ASX 200 saltou 3,75% em Sydney, a 6.699,30 pontos, garantindo a maior alta em um único pregão desde junho de 2020. Com informações da Dow Jones Newswires.