Notícias

Notícias

Bolsas de NY fecham em baixa, com sinais do Fed e balanços em foco

Por
Estadão Conteúdos

Os mercados acionários de Nova York registraram queda, nesta quinta-feira, 20. Os índices chegaram a subir em parte do dia, mas não houve fôlego, com investidores atentos a sinais do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) sobre a política monetária, com avanços nos juros dos Treasuries diante da perspectiva de mais aperto monetário, e também na temporada de balanços.

O índice Dow Jones fechou em baixa de 0,30%, em 30.333,59 pontos, o S&P 500 recuou 0,80%, a 3.665,78 pontos, e o Nasdaq caiu 0,61%, a 10.614,84 pontos.

A abertura das bolsas americanas foi mista, com investidores atentos aos balanços e também ao quadro político no Reino Unido, com a renúncia da premiê Liz Truss.

Na agenda dos EUA, os pedidos de auxílio-desemprego recuaram 12 mil na semana, a 214 mil, ante previsão de 230 mil dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal. Já as vendas de moradias usadas caíram 1,5% em setembro ante agosto no país, ficando abaixo do esperado por analistas.

Entre os dirigentes do Fed, Patrick Harker (Filadélfia) demonstrou frustração com a persistência da inflação e disse que os juros devem seguir em nível restritivo “por algum tempo” para garantir que os preços retornem à meta. A postura do Fed tem levado os juros dos Treasuries para cima e pressionado o mercado acionário americano.

Já no setor corporativo, Tesla recuou 6,65%. Depois do fechamento de quarta, a companhia registrou lucro acima do previsto, mas também destacou que prevê limites no mercado de veículos. American Airlines recuou 3,81%, também após balanço. AT&T registrou alta de 7,75% e IBM subiu 4,73%.

Entre os setores, financeiro, industrial e concessionárias estiveram entre as quedas ,mas serviços de comunicação, tecnologia e energia subiram. Entre algumas ações de peso, Boeing subiu 0,53%, Alphabet avançou 0,34% e Amazon, 0,15%. Apple recuou 0,33% e Microsoft teve baixa de 0,14%.