Notícias

Notícias

Bolsas de Nova York fecham em forte baixa, com expectativa por juros mais altos nos EUA

Por
Estadão Conteúdos

Os mercados acionários de Nova York registraram perdas consideráveis, nesta sexta-feira. O sinal foi negativo desde o início do dia, após o relatório mensal de empregos (payroll) de setembro reafirmar as expectativas por trajetória mais dura na política monetária pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano). O movimento nesta sexta reduziu os ganhos semanais dos índices, mas não impediu que eles ocorressem.

O índice Dow Jones fechou em queda de 2,11%, em 29.296,79 pontos, o S&P 500 recuou 2,80%, a 3.639,66 pontos, e o Nasdaq caiu 3,80%, a 10.652,40 pontos. Na comparação semanal, o Dow Jones subiu 1,99%, o S&P 500 avançou 1,51% e o Nasdaq teve ganho de 0,73%.

A economia americana criou 263 mil vagas em setembro, perto da previsão dos analistas. A taxa de desemprego, porém, igualou a mínima em 50 anos, em queda a 3,5%, quando os economistas esperavam manutenção dos 3,7% do mês anterior. Os ganhos salariais vieram um pouco abaixo do previsto, mas ainda em ritmo forte.

Analistas em geral afirmaram que o dado confirma a expectativa por postura dura do Fed para conter a inflação. As elevações de juros tendem a ser negativas para as ações, o que se viu nesta sexta. Houve ainda mínimas e piora na reta final do pregão, com o Nasdaq chegando a recuar 4%, para depois ajustar levemente o nível.

De qualquer modo, as perdas foram consideráveis, com os setores de tecnologia, serviços de comunicação e financeiro entre os mais afetados. Entre algumas ações importantes, Tesla fechou em queda de 6,32%, Microsoft caiu 5,09%, Meta recuou 4,04%, Apple perdeu 3,67% e Alphabet, 2,70%. Intel caiu 5,37% e IBM, 2,79%. Boeing registrou baixa de 1,82% e Twitter, de 0,43%. Entre os bancos, Morgan Stanley caiu 2,93%, Citigroup perdeu 2,02% e JPMorgan, 2,00%.

Em relatório a clientes, a Capital Economics afirmava nesta sexta que o mercado acionário de Nova York deve cair mais, mesmo após os retornos dos Treasuries recuarem mais adiante. A consultoria argumenta que o prêmio de risco das ações aumenta e que as expectativas para os resultados corporativos pioram, diante de projeções mais modestas para o desempenho da economia.