Notícias

Notícias

Bolsonaro pede que Petrobras diminua ‘voracidade’ do lucro

Por
Estadão Conteúdos

Na esteira das críticas feitas à Petrobras, o presidente Jair Bolsonaro comparou a estatal a outras petrolíferas para pressionar uma redução do lucro da brasileira. “Shell, Total, elas têm lucro na casa de 10 a 15%. A Petrobras, de 30%”, afirmou o presidente na transmissão ao vivo nas redes sociais. “Petrobras, diminua a voracidade do lucro”, acrescentou, aos berros. “Muitas petroleiras mundo afora reduziram o preço, baixaram margem de lucro.”

De acordo com o presidente, a Petrobras “tem gula enorme” e “tem gordura” para “adotar responsabilidade” e não subir o preço dos combustíveis no País. “Vocês têm lucro de 30%. Dá para resolver isso aí”, apelou o presidente ao presidente da empresa, José Mauro Ferreira Coelho, aos diretores da empresa e até ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. “Quando é empresa pública ou sociedade de economia mista, deve ter função social. “

Apesar dos ataques à Petrobras, Bolsonaro disse que a empresa precisa ser lucrativa e descartou que a cúpula aja de forma não republicana – embora tenha criticado a bonificação de diretores da estatal.