Com a quarta derrota consecutiva no Brasileirão, o Botafogo acabou entrando na zona de rebaixamento, com 12 pontos, mesma pontuação do Flamengo, o primeiro fora da degola. O Avaí subiu para o décimo lugar, com 14.
Ambos optaram por uma marcação sob pressão, apostando no contragolpe para abrir o marcador. O Botafogo teve mais liberdade e chegou a criar boas oportunidades, mas não conseguiu passar pelo goleiro Douglas, que acabou deixando o duelo no intervalo. A melhor delas em arremate de Chay, no ângulo.
O Avaí foi crescer nos minutos finais, mas mostrava ter muita dificuldade para chegar ao gol. Coube a Kevin quebrar essa barreira. Aos 45 minutos, o ex-jogador do Botafogo cobrou uma falta com perfeição e mandou no fundo das redes. Com isso, foi para o intervalo com 1 a 0 no placar.
No segundo tempo, o Botafogo teve a posse de bola, mas novamente não conseguiu transformar a superioridade em gol. Seus principais jogadores não estavam em uma boa noite, o que facilitou para o Avaí se defender. O clube catarinense se fechou, claramente com a intenção de segurar o resultado.
O desespero tomou conta do time do Botafogo. Com o protesto vindo da arquibancada, o time carioca não conseguiu mais jogar e entregou a bola ao Avaí, que começou a fazer ela rodar, sob os gritos de olé. Sem muita dificuldade, a equipe catarinense controlou a partida nos minutos finais e confirmou três pontos importantes na luta contra o rebaixamento. No fim, Bruno Silva ainda foi expulso, mas nada que mudasse o futuro da partida.
Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o São Paulo na quinta-feira, às 16h, no Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). No mesmo dia, às 19h, o Avaí recebe o Fortaleza, na Ressacada, em Florianópolis (SC).
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X AVAÍ
BOTAFOGO – Gatito Fernández; Daniel Borges (Matheus Nascimento), Kanu, Victor Cuesta e Hugo; Luís Oyama (Kayque), Tchê Tchê (Del Piage) e Chay; Vinícius Lopes, Erison e Victor Sá. Técnico: Luís Castro.
AVAÍ – Douglas (Vladimir); Kevin, Raniele, Arthur Chaves e Bruno Cortez; Jean Cléber (Lucas Ventura), Bruno Silva e Eduardo (Matheus Galdezani); Muriqui (Renato), Bissoli e William Pottker (Morato). Técnico: Eduardo Barroca.
GOL – Kevin, aos 45 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO – Flavio Rodrigues de Souza (SP).
CARTÕES AMARELOS – Del Piage, Erison, Hugo e Vinícius Lopes (Botafogo); Eduardo, Raniele e Vladimir (Avaí).
CARTÃO VERMELHO – Bruno Silva.
RENDA – R$ 220.135,00.
PÚBLICO – 11.525 pagantes.
LOCAL – Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).