Notícias

Notícias

BP e Ceará assinam memorando para implantar hub de gás no Estado

Por
Estadão Conteúdos

A petroleira britânica BP, que pretende ser neutra em carbono em 2050, assinou um memorando de entendimento com o governo do Ceará para estudar a implantação de um hub de gás natural no Porto do Pecém. A empresa considera o Estado “uma região-chave para a nova estratégia da BP”, segundo o presidente da BP no Brasil, Mario Lindenhayn.

“O hub de gás pode possuir capacidade instalada de cerca de 2.2 gigawatts (GW), o que seria suficiente para abastecer 10 milhões de residências, e gerar por volta de 5 mil empregos durante a construção”, informou Lindenhayn.

Presente na assinatura representando o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela reforçou a importância do fortalecimento e da criação de parcerias como essa para o Ceará e também para o Brasil. “Aqui no Ceará nós temos trabalhado muito, mas também com essas parcerias fundamentais, no sentido de posicionar o Estado em uma condição importante, condizente com o potencial que nós temos e se encaixa nesta questão energética. Além de tudo que isso representa, tanto para o desenvolvimento do Ceará, mas também para o mundo”, afirmou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Estado, Maia Júnior, o terminal é “apenas o início para a BP, o Ceará e o Brasil”. “Será algo muito importante para o Nordeste. O Ceará hoje é um ambiente bem estruturado para receber empresas globais, é o Estado que mais cresce no Brasil. Estaremos mobilizados para atender todos os processos desse projeto”, ressaltou.