Notícias

Notícias

Cade aprova compra do controle da Heringer pela EuroChem

Por
Estadão Conteúdos

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra do controle da Fertilizantes Heringer pela EuroChem, em decisão publicada no fim da tarde da terça-feira, 25. A transação foi anunciada pela Heringer, que tem capital aberto e está em recuperação judicial, em 20 de dezembro. O valor do negócio foi de R$ 554,562 milhões.

Com a transação, a EuroChem vai assumir 51,48% de ações do capital social total e votante da Heringer. A Heringer informou que metade do valor (50%) será pago à vista, em moeda corrente nacional, no dia do fechamento da operação; 15% será retido pela compradora para fins de garantia dos ajustes de preço; e 35% será retido como garantia de indenizações a serem pagas pelos vendedores à compradora, de acordo com comunicado da empresa ao mercado.

A companhia afirmou também que a EuroChem vai realizar oferta pública de aquisição das ações de emissão da Heringer pelo mesmo preço e nas mesmas condições oferecidas aos vendedores.

Em nota divulgada após o acordo, a EuroChem disse que a compra da participação majoritária da Heringer fomenta sua estratégia de crescimento no Brasil e permitirá atender melhor todo o mercado nacional.

No País, a multinacional russa tem a EuroChem Fertilizantes Tocantins.

A Heringer conta com 14 unidades de armazenamento, mistura e distribuição nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste, sendo a quarta maior distribuidora do País em termos de capacidade instalada, com mais de 4 milhões de toneladas por ano e vendas de 1,5 milhão de toneladas nos últimos 12 meses encerrados no terceiro trimestre do ano.