Notícias

Notícias

CNH Industrial reverte prejuízo e registra lucro de US$ 329 mi no 3º tri

Por
Estadão Conteúdos

A fabricante norte-americana de máquinas CNH Industrial, dona de marcas como Case e New Holland, registrou lucro líquido de US$ 329 milhões, ou US$ 0,24 por ação, no terceiro trimestre deste ano, segundo informou a empresa nesta quinta-feira. A companhia reverteu resultado negativo de igual período do ano passado, quando obteve prejuízo líquido de US$ 932 milhões, ou US$ 0,70 por ação.

O lucro por ação ajustado ficou em US$ 0,36. A receita avançou 23% em relação ao terceiro trimestre de 2020, de US$ 6,4 bilhões para US$ 7,9 bilhões.

O Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia no período chegou a US$ 469 milhões, ante US$ 238 milhões no mesmo intervalo de 2020.

O resultado trimestral da CNH veio em linha com o obtido nos trimestres anteriores, quando a receita já vinha apresentando alta. Assim como outras empresas do setor, o desempenho da CNH reflete a retomada na comercialização de máquinas e equipamentos agrícolas com agricultores voltando a investir em equipamentos, após o pico da pandemia do novo coronavírus, impulsionados pela alta rentabilidade das commodities.

As vendas de equipamentos agrícolas da CNH subiram 31,3% no trimestre, de US$ 2,713 bilhões para US$ 3,563 bilhões. O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado do segmento ficou em US$ 415 milhões, avanço de 141% ante os US$ 274 milhões obtidos em igual intervalo do ano anterior.

Segundo dados da CNH, a demanda por tratores de alta potência da empresa mais que dobrou para todas as regiões, particularmente na América do Norte (3%) e Europa, e mais do que triplicou para as colheitadeiras, com uma demanda robusta na América do Norte e na América do Sul.

Para o acumulado do ano fiscal de 2021, a empresa espera que a demanda sólida continue em todas as regiões e segmentos, com vendas maiores entre 24% a 28%, mesmo com aumento de matéria-prima, restrições contínuas de frete e logística. O fluxo de caixa deve ser superior a US$ 1,0 bilhão.