Notícias

Notícias

Começa a sessão do Copom que decidirá novo nível da Selic

Por
Estadão Conteúdos

O Banco Central informou há pouco que começou às 14h34 a segunda sessão do Comitê de Política Monetária (Copom), destinada à decisão do novo patamar da Selic (a taxa básica de juros), atualmente em 11,75% ao ano.

O colegiado já se reuniu na terça-feira, durante todo o dia, para apresentações e análises de conjuntura econômica.

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) mais cedo, hoje o Copom também iniciou um novo ritual, com mais uma Reunião de Análise de Conjuntura na manhã do segundo dia do comitê.

A avaliação é de que seria mais produtivo interromper as discussões na terça mais cedo e dar um “frescor” aos membros do Copom no “Dia D”.

Para a decisão da Selic de hoje, pesquisa do Projeções Broadcast mostra que todas as 54 instituições financeiras consultadas esperam alta de 1,0 ponto porcentual, para 12,75% ao ano, conforme sinalizado pelo BC no último encontro, em março.

Caso esse aumento seja confirmado, os juros básicos atingirão o maior patamar desde fevereiro de 2017, quando a taxa estava em 13,00%. Será a décima alta consecutiva neste ciclo de aperto monetário, que começou em março de 2021, com a Selic na mínima histórica de 2%, acumulando 10,75 pontos de ajuste.

O choque de juros deste ciclo já é o maior desde 1999, quando em meio à crise cambial, o BC aumentou a Selic em 20 pontos porcentuais de uma vez só.