Notícias

Notícias

Dados recentes não indicam recessão na zona do euro, diz integrante do BCE

Por
Estadão Conteúdos

Integrante do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), Frank Elderson argumentou, nesta sexta-feira, que os dados mais recentes não sugerem que a economia da zona do euro esteja entrando em recessão. Durante sessão de perguntas e respostas no Twitter, Elderson acrescentou que espera uma queda na inflação em breve. “Tudo depende de como a guerra na Ucrânia evoluirá e dos impactos das sanções”, disse.

Elderson ressaltou que o BCE já começou o processo de normalização monetária, com o fim do Programa de Compra de Emergência de Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) em março e o início da redução das aquisições de títulos. “Encerrar as compras líquidas de ativos nos permitirá considerar um aumento de juros no verão (europeu)”, destacou.

O membro do BCE pontuou que os ajustes nas taxas de juros serão “completamente dependentes dos dados” econômicos e que a autoridade monetária discutirá o tema na reunião de junho. Ele, no entanto, não antecipou sua posição sobre quando a elevação deverá começar. Mais cedo, o também dirigente do BCE Olli Rehn advogou por uma alta nas taxas em julho.

Elderson assegurou que o BC trabalhará para que a inflação não se incorpore à economia e provoque efeitos secundários. Segundo ele, a instituição utilizará todos os instrumentos necessários para evitar uma fragmentação da política monetária, incluindo possível flexibilidade de reinvestimento do PEPP.

Para o dirigente, não há risco de “japonização” da zona do euro, isto é, crescimento fraco e inflação baixa estruturais. “Nossos bancos estão em melhor forma e não há bolha imobiliária comparável”, explicou.

Elderson defendeu ainda a necessidade de uma abordagem coordenada para a regulação de criptoativos, uma vez que esses instrumentos representam um “fenômeno global”. “A regulamentação precisa equilibrar riscos e benefícios e abordar questões como atividades ilícitas transfronteiriças e a pegada ambiental de criptoativos”, opinou.