Notícias

Notícias

Descubra o que os economistas fazem

Por

A economia examina as diferentes formas pelas quais governos, empresas e indivíduos gerenciam os recursos e fornecem bens e serviços. Algumas pessoas que estudaram economia trabalham como economistas, consultores econômicos para governos ou empresas, ou no departamento de economia de universidades. Outras usam seu conhecimento de economia de forma mais indireta em diferentes carreiras, tanto no setor público quanto no privado.

O livro “Se liga no dinheiro” estratificou três áreas em que normalmente os economistas atuam. São elas:

Economistas Acadêmicos

A economia é ensinada na maioria das faculdades e universidades e é uma escolha comum entre os estudantes que desejam uma carreira em negócios, finanças ou no governo.

Muitos estudantes seguem com seus estudos na universidade e alguns se tornam economistas acadêmicos, ensinando e pesquisando teoria econômica.

Há dois principais campos de estudo: macroeconomia e microeconomia.

No primeiro, estuda-se a economia dos países e seus governos. Já a microeconomia estuda aspectos específicos da economia e examina o comportamento econômico de indivíduos ou empresas que compram e vendem bens e serviços.

Estudantes de economia não só estudam temas ligados a ideias econômicas, como administração, política, sociologia e direito, mas também temas como a filosofia.

Economistas do Setor Público

Há muitas opções de carreira na política para os estudantes da área. Muitos políticos estudaram economia e os governos empregam economistas profissionais para aconselhar nas políticas.

Muitos departamentos do governo empregam pessoas qualificadas em economia, tais como: o de impostos e finanças. Bom lembrar que todas as áreas do serviço público requerem economistas.

Outro ponto interessante é o fato de poderem trabalhar em grandes organizações internacionais, como a ONU e o Banco Mundial. Economistas especializados em países em desenvolvimento podem atuar em agências de auxílio e organizações beneficentes.

Economistas do Setor Privado

Formados em economia também trabalham no setor bancário ou em corretoras de valores. Seja em bancos comerciais, lidando com pessoas físicas e pequenas empresas, quanto bancos de investimentos, oferecendo serviços financeiros para grandes corporações.

Estudar economia é útil para os corretores dos mercados financeiros, como a bolsa de valores ou os mercados de commodities, por exemplo.

Economistas também trabalham como analistas e consultores para corretoras. Alguns deles trabalham como contadores ou consultores financeiros, orientando empresas, firmas de seguros ou indivíduos em assuntos como finanças pessoais, impostos e investimentos.

A TV, o rádio e os jornais com frequência empregam jornalistas com qualificação em economia para falar sobre temas atuais e oferecer análises das notícias.

Enfim, essas são as principais atividades realizadas pelos economistas no cenário atual. É lógico que existem outras possibilidades, mas as listadas acima são referências ensino econômico no Brasil.

tipos de investimento