Notícias

Notícias

Espanhola Redeia e Grupo Energia Bogotá compram 5 linhas de transmissão no Brasil

Por
Estadão Conteúdos

A espanhola Redeia, por meio da Argo Energía, e o Grupo Energía Bogotá (GEB) compraram do fundo de investimento Brasil Energia FIP, administrado por uma afiliada da Brookfield Asset Management, 100% das ações de cinco linhas de transmissão de energia elétrica no Brasil por 815 milhões de euros, cerca de R$ 4,3 bilhões.

A operação representa um investimento para a Redeia de cerca de 200 milhões de euros, que correspondem a 50% da participação na Argo Energía. Do total de R$ 4,3 bilhões da compra, a Argo Energía investirá 62,5% e o Grupo Energía Bogotá, 37,5%.

A Argo Energía é a empresa que a Redeia e o Grupo Energía Bogotá adquiriram em 2019 para o desenvolvimento da infraestrutura elétrica de alta tensão no Brasil. Com a aquisição, a Argo Energía duplicará de tamanho e fortalecerá sua presença principalmente na região Nordeste.

Até a compra, a Argo tinha quatro concessões, administrando um total de 1.743 km de linhas de transmissão. As cinco concessões agora compradas da Brasil Energia FIP, em operação comercial, representam 2.416 km de linhas de transmissão com receita de 133 milhões de euros.

O Citi Brasil foi assessor da Redeia na operação. A operação é sujeita à aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).