Durante seu trabalho na Camargo Corrêa, Quintella participou da construção de obras como o Metrô de São Paulo, a Ponte Rio-Niterói e as rodovias Imigrantes, Castelo Branco e Bandeirantes.
O executivo também atuou na construção de usinas hidrelétricas, como Água Vermelha, Ilha Solteira, Itaipu, Jupiá e Tucuruí. Seu período na empresa também foi marcado por projetos dos aeroportos de Cumbica e Manaus, além da construção de Brasília.
Nos anos 1980, após deixar a construtora, Quintella empreendeu ao lado de José Cutrale na primeira trading de soja do País, sendo pioneiro na exportação da planta pelo Porto de Santos. Ele também criou a hidrovia Tietê-Paraná e instalou os primeiros trens na malha de Fepasa (Ferrovias Paulistas S.A.) e na Rede Ferroviária Federal.
O executivo foi casado por 70 anos com Sonia Rehder Quintella, com quem teve 6 filhos. Ele também tinha 19 netos e 8 bisnetos.
Procurada, a Camargo Corrêa ainda não se pronunciou sobre o falecimento de Wilson Quintella.