Como resultado, o indicador teve leve queda de 0,1% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre, conforme já divulgado pelas Contas Nacionais Trimestrais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mês de setembro ante o mesmo período do ano anterior, a FBCF teve uma expansão de 13,8%. No terceiro trimestre deste ano, o indicador cresceu 18,8% ante o mesmo trimestre de 2020.
Na passagem de agosto para setembro, a demanda por máquinas e equipamentos subiu 0,9%, devido a um avanço de 3,9% nas importações, mas queda de 0,5% no consumo dos bens nacionais. Já o componente da construção civil encolheu 1,8%, enquanto o componente de outros ativos teve queda de 1,7%.
No fechamento do terceiro trimestre ante o segundo trimestre, a demanda por máquinas e equipamentos caiu 2,6%, devido a um recuo de 2,9% nas importações, mas alta de 2,0% no consumo dos bens nacionais. Já o componente da construção civil cresceu 5,9%, enquanto o componente de outros ativos teve elevação de 5,5%.