“Pretendemos anunciar medidas relacionadas ao crédito e à redução do custo Brasil”, afirmou. Ele ressaltou ainda que o ministro da Economia, Paulo Guedes, já anunciou que redução do IPI “continuará”.
“Estamos muito preocupados com o impacto da inflação sobre população pobre”, garantiu.
Nesta segunda-feira, o governo anunciou a redução de tributos de importação de etanol, alguns alimentos e bens de informática e capital. Como mostrou o Broadcast, no caso dos alimentos, serão reduzidos a zero itens da cesta básica com maior pelo no INPC: café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja.
De acordo com a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), a redução para BIT/BK é possível sem o aval dos outros membros do Mercosul. Do restante, entrará na lista de exceção à tarifa externa comum (TEC) do bloco, mecanismo que também está previsto nas regras do grupo.
O secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, completou que a redução total de tributo de BIT/BK de 20%, que considera 10% já anunciado no ano passado, incrementa R$ 282,5 bi no PIB em 18 anos. Tem ainda o efeito de ajudar a combater a inflação, apesar de, nas palavras do secretário, não ser uma “bala de prata”.’