Notícias

Notícias

Ibovespa termina em queda leve, pressionado por exterior e de olho em transição

Por
Estadão Conteúdos

O Ibovespa sucumbiu nesta quinta-feira, 3, ao cenário externo, encerrando o dia aos 116.896,36 pontos, desvalorização de 0,03%. A baixa forte da Vale ON (-2,92%) pesou sobre o índice ao final do dia, tirando-o do terreno positivo que vinha sustentando no começo da tarde. Os investidores passaram o dia divididos entre os desdobramentos da transição de governo e o olhar para o cenário externo.

Aqui, no primeiro dia oficial da transição de governo, a equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o relator-geral do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI). Eles chegaram à conclusão de que existe a necessidade de se aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição para poder reformular a peça orçamentária para o novo governo. A proposta será encaminhada aos líderes e aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Rumores referentes à escalação de nomes para a equipe econômica foram acompanhados pelo mercado. Embora tenha voltado a circular o de Henrique Meirelles para o Ministério da Fazenda, fontes afirmaram ao Broadcast que o convite por parte de Lula não veio ainda.

No exterior, a decisão do Fed continuou a inibir o apetite por risco. Além disso, o reforço de autoridades da China no compromisso com a política de covid-zero também pesou no sentimento, firmando as bolsas americanas e europeias no vermelho. Assim, aqui, um dos destaques de queda do Ibovespa na sessão de hoje foi o papel ON da Vale, que cedeu 2,92%.

O cenário externo trouxe ainda cautela ante o tom firme dos bancos centrais dos Estados Unidos e da Inglaterra, que elevaram os juros e acenaram com novos aumentos, como forma de fazer a inflação convergir às metas. Em Nova York, o índice Dow Jones caiu 0,46%, o S&P 500 recuou 1,06% e o Nasdaq perdeu 1,73%.