Notícias

Notícias

Lácteos: Unium inicia produção de proteína concentrada de leite em pó

Por
Estadão Conteúdos

Pela primeira vez no Brasil, o MPC (Milk Protein Concentrate, proteína concentrada de leite, em inglês) no formato “em pó” é produzido pela Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, do Paraná.

Segundo a Unium, o produto de alto valor agregado é comercializado em sacos de 25 kg, destinado a indústrias de bebidas funcionais e nutricionais; suplementos alimentares; produtos dietéticos; produtos ricos em proteína; fórmulas infantis; barras de proteína, iogurtes, queijos e até mesmo para segmentos da panificação.

O gerente Comercial da Unium, Egidio Maffei, afirma em nota que o MPC faz parte do projeto de posicionamento estratégico da companhia para trazer novas soluções e inovações para o mercado brasileiro e, também, aumento no volume de negócios para os associados das três cooperativas da região dos Campos Gerais. “O MPC em pó traz mais facilidade para a comercialização dessa importante proteína, que serve de matéria-prima para diversas indústrias alimentícias”, ressalta o gerente Comercial.

O MPC é feito a partir da filtragem do leite para extrair sua proteína e utilizá-la em outros produtos. Na primeira fase do processo, retira-se a gordura do leite (etapa de desnate) e a lactose é enviada para secagem, se transformando em “permeado de leite em pó”. “O resultado final é um produto rico em proteína (70%), que é comercializado para outras indústrias, que, por sua vez, fabricam produtos enriquecidos com o MPC”, conclui Maffei.