Notícias

Notícias

Lopes: Plano estratégico da Light deve favorecer geração de caixa no curto prazo

Por
Estadão Conteúdos

O diretorpresidente da Light, Octávio Lopes, disse nesta sexta-feira, 11, que a distribuidora de energia fluminense deve reorientar seu planejamento estratégico para privilegiar geração de caixa no curto prazo. Lopes falou a investidores por ocasião da divulgação dos resultados financeiros do terceiro trimestre.

Lopes e outros executivos da Light sugeriram que haverá modificações no plano de combate a perdas de energia, centro das atenções das últimas gestões. As medidas contra roubos de energia, calcanhar de Aquiles da companhia, devem seguir como um ponto de atenção, mas passarão por uma revisão.

“Ainda que a Light mantenha um foco na redução de perdas (de energia), critérios de retorno sobre investimento e geração de caixa serão fundamentais para implementar o plano de perdas daqui para frente”, disse Lopes.

Segundo Lopes, o norte da empresa a partir de agora será equilibrar alocação de capital, geração de caixa mais forte e busca por payback “mais adequado”.

Na sequência, o diretor financeiro da Light, Eduardo Gotilla, reforçou que haverá mudanças nessa frente sem dar, no entanto, maiores detalhes.

A Light reduziu as perdas totais de 9,3 mil GWh em setembro de 2021, para 8,9 GWh em junho e 8,8 mil GWh em setembro, reduzindo a taxa de perdas totais “carga fio” em um ano de 26,67% para 25,98% em setembro deste ano, o que ainda é considerado alto. Então, o patamar regulatório para essa taxa era de 21,53%. A Light mantém forte programa de combate a perdas, com fiscalização e blindagem de equipamentos.